segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Servidores de oito categorias protestam no Karkak por reajuste


Servidores de oito categorias protestam no Karkak por reajuste

Saúde, Segurança e Educação e Detran param por até 3 dias e agentes Penitenciários por tempo indeterminado.

Representantes de oito categorias do Estado fazem manifestação na manhã de hoje (24) em frente ao Palácio de Karnak para pedir o pagamento do reajuste acordado ainda no Governo Wilson Martins para maio e novembro deste ano. O pagamento foi suspenso em razão do corte de gastos que Estado fez para se adequar à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), de acordo com determinação do Tribunal de Contas (TCE-PI).
Oito categorias protestam por reajuste em frente ao Karnak
A manifestação reúne representantes do Sindicato dos Servidores da Saúde do Estado (SINDESPI), que anunciaram paralisação de 72 horas; da Associação dos Docentes da UESPI (ADCESP), que vão paralisar por 24 horas; do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Piauí (SINDEPOL), que também param por 24 horas; do Sindicato dos Policiais Civis do Estado (SINPOLPI), que paralisam por 72 horas, e do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (SINPOLJUSPI) que anunciaram paralisação por tempo indeterminado.
Os servidores do Detran-PI (SINDETRAN) anunciaram, durante a manifestação, paralisação na próxima sexta-feira (28), por 24 horas, pelo não cumprimento do acordo fechado em maio. SEgundo a presidente do sindicato, Salomé Reis, a categoria deveria ter recebido em maio a primeira parcela do reajuste, mas como não foi concedido, eles grevaram por 11 dias. "Voltamos ao trabalho com a proposta de que as duas parcelas seriam pagas em novembro, mas não há nenhum sinal", disse Salomé.
Servidores da Secretaria de Assistência Social do Estado (SASC) também compareceram à manifestação, mas ainda não anunciaram nenhum indicativo de paralisação. Francisco Pires, representante da categoria, informou que os funcionários de nível médio e superior do administrativo da SASC ainda não receberam nenhum reajuste este ano.
Sobre o assunto, o secretário de Governo, João Henrique, disse que a própria lei condicionou o aumento previsto ao cumprimento da Lei de Responsabilidade Fisca (LRF). O secretário disse que irá fazer uma avaliação durante esses três dias de paralisação e que amanhã (25) vai terá uma reunião com o governador Zé Filho para estudar a situação. João Henrique garantiu que voltará a conversar com as categorias na quinta-feira (27), em uma reunião marcada para as 15h.

fonte portal o dia