segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Governador decreta emergência em município isolado pela chuva no PI


Governador decreta emergência em município isolado pela chuva no PI

CHUVA CORTOU RODOVIA EM 2 PONTOS pela 2ª vez este ano; Caso foi destaque no JN

O governador Zé Filho (PMDB) assinou decreto reconhecendo estado de emergência no município de Betânia do Piauí. A cidade está isolada desde a última quarta-feira (19/11), quando a chuva rompeu a PI-459 em pelo menos três pontos. A cidade ficou isolada e agora os moradores estão isolados, tendo apenas uma estrada vicinal como opção de saída do município.
O decreto atende ao ofício encaminhado pela Defesa Civil e mesmo assinado na última sexta-feira (21/11), apenas nesta segunda foi publicado no Diário Oficial do Estado. O texto assinado por Zé Filho considera que o município não tem condições de arcar com as despesas dos prejuízos causados pelas chuvas.
A cidade fica assim por 180 dias em situação anormal de emergência.
Esta é a segunda vez somente neste ano que a cidade ficou isolada.
Quando a estrada cortou há nove meses, apenas uma camada de terra e cascalho foi colocada para dar passagem aos veículos. A estrutura frágil rompeu agora, logo nas primeiras chuvas. Nestes período os pacientes que precisavam de atendimento fora da cidade eram levados por uma ambulância até o trecho cortado, para de maca serem transferidos e colocados em outra ambulância, do outro lado da rodovia. Até mesmo início das aulas teve de ser adiado.
Construída a pouco mais de dois anos, o trecho foi questionado pelo prefeito José Filho, justamente por saber que no local passava um grande volume de chuva. E agora o lugar sempre vira preocupação no período chuvoso.
20141119092819.jpg
DESTAQUE NO JORNAL NACIONAL
A reportagem do Jornal Nacional mostrou neste sábado (22/11) o drama que vivem os moradores da cidade de Betânia do Piauí. Em dois dos trechos cortados foi possível construir desvios, mas no local onde há a passagem de um riacho os moradores precisam atravessar a pé de um lado para outro. Passagens de madeira improvisadas foram montadas para passagem de veículos, mas ameaça romper a qualquer momento. 
20141119092044.jpg
fonte 180graus.com fotos studio audioline