quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Com pouco estoque Hemopi busca reforço para doações de sangue em Teresina


Com pouco estoque Hemopi busca reforço para doações de sangue em Teresina

Hemocentro enfrenta baixa de estoque nos primeiros meses do ano, comprometendo os atendimentos

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi), durante o período de fim de ano até o carnaval, tem o estoque baixo e alta na procura por bolsas de sangue.
De acordo com a supervisora de Captação de Doadores, Susane Rocha, a baixa no estoque de sangue ocorre devido a ausência dos doadores, por causa do período das festividades de fim de ano e as férias escolares, gerando uma baixa no estoque do hemocentro.
O Hemopi, com abrangência em todo o Piauí, além de realizar coletas internas e externas para aumentar o estoque de sangue, realiza ainda trabalhos de divulgação, palestras educativas nas escolas para conscientizar a população a ser um doador e poder salvar vidas.
Susane afirma que o processo de doação é simples, sem riscos para o doador e todo o processo é acompanhado por profissionais. E acrescenta: “É fundamental que as pessoas tenham a consciência de que doar sangue é importante. Precisamos de doadores fidelizados, ou seja, que doem regularmente ajudando a salvar vidas de pessoas de todo o Estado, já que atuamos no Piauí inteiro, tanto na rede pública quanto na rede privada”.
Quem pode doar
As doações podem ser feitas por homens e mulheres com idade mínima de 16 e máxima de 68 anos, apresentar documento oficial com foto. É preciso estar saudável, alimentado, ter dormido bem a noite anterior à doação e pesar a partir de 50 quilos. Após a doação, é importante ingerir bastante líquido e não fazer esforços exagerados.
Fonte:180graus.com com informações da ASCOM