terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Dr. Pessoa propõe voto aberto na Assembleia


Dr. Pessoa propõe voto aberto na Assembleia

Deputado acredita que voto secreto gera uma imagem negativa dos deputados junto à população.

O deputado estadual Dr. Pessoa (PSD) apresenta hoje na Assembleia Legislativa um projeto de lei para acabar com votações secretas no legislativo piauiense. O parlamentar informou que as especulações em torno da eleição para presidente da Casa geram uma imagem ruim do poder legislativo diante da população do Estado.
“O deputado tem que mostrar a cara, dizer o que pensa, mostrar para a sociedade de que lado ele está, independentemente de governo ou oposição. É necessário ter coragem para em cada votação deixar claro o que o parlamentar pensa”, pontou Dr. Pessoa, que assumiu tomou posse no último domingo (1º), após exercer o quarto mandato de vereador em Teresina.

Dr. Pessoa diz que o projeto estava pronto antes mesmo da polêmica sessão de domingo
Questionado se o resultado da eleição para presidente da Assembleia Legislativa motivou a apresentação do projeto, ele informou que há muito tempo já tinha consultado sua equipe para elaboração da proposta. “Quando fui vereador, consegui aprovar um projeto igual a este na Câmara. Agora quero levar para Assembleia. O projeto já está feito, elaborado, vou apresentar no protocolo, e depois de seguir os trâmites necessários queremos aprovação. A sociedade exige transparência”, disse Dr. Pessoa.
A proposta será o primeiro projeto apresentado pelo parlamentar na Casa. Segundo ele, há uma tendência em todo o país para que as ações de deputados cresçam através do voto aberto. “Isso também vai acabar com essas histórias de traição. Fazer as coisas ocultas. Dessa forma, a sociedade vai ter mais capacidade para avaliar os parlamentares”, finalizou.
O parlamentar do PSD não é o primeiro a comentar sobre o caso. Após as eleições no último domingo na Casa, em que cinco parlamentares prometeram votos no candidato Fábio Novo e votaram em Themístocles, a discussão sobre o fim do voto secreto na Assembleia veio a tona.

fonte portal o dia