Após poços secarem, população de Alegrete do Piauí está sendo abastecida por carros pipas
De acordo com o prefeito de Alegrete, Márcio Alencar, a cidade era abastecida por poços tubulares, mas estes secaram completamente
Após poços secarem, população de Alegrete do Piauí está sendo abastecida por carros pipas, município localizado a 400 km de Teresina e com mais de quatro mil habitantes.
De acordo com o prefeito de Alegrete, Márcio Alencar, a cidade era abastecida por poços tubulares, mas estes secaram completamente. O município, desde então, através da prefeitura municipal, estaria sendo mantido por dois carros pipas.
Para Francisca Maria da Conceição, moradora do Bairro Caixa D’água, a água traga pelos carros pipas é somente para as atividades da cozinha e lavar roupas. “Não estamos podendo no momento, para quantidade maior temos que sair para outro lugar, como barreiros, e o único apelo é este carro pipa que passa aqui”, declarou a moradora.
Para o prefeito Márcio Alencar, a única solução para sanar o problema da população no enfrentamento da seca é o abastecimento de água proveniente da Adutora de Piaus, situada no município de São Julião – PI.
“Perfuramos mais de cinco poços artesianos na sede do município e instalamos caixas d’águas em pontos estratégicos e nos bairros que no momento estão sendo abastecidos por carros pipas, mas sabemos que isso não resolverá o problema”, declarou o prefeito.
Márcio Alencar disse que esteve recentemente em reunião com o secretário da Defesa Civil do Estado, Hélio Isaías, e também com o governador do Estado, Wellington Dias, onde fez solicitações para que seja resolvido o problema do abastecimento de água em Alegrete.
Segundo o gestor, existe um projeto junto ao SEINFRA que objetiva a interligação da Adutora de Piaus em São Julião para seu município, Alegrete do Piauí.