terça-feira, 17 de novembro de 2015

Deputado federal Júlio César diz que interferência atrapalhou criação do PL


Deputado federal

Júlio César diz que interferência atrapalhou criação do PL

"A criação do PL foi desacelerada um ano antes do processo eleitoral depois que grandes partidos, inclusive o PMDB, se incomodaram com a chagada do novo partido", disse.

O deputado federal Júlio César Lima (PSD) disse, ao portal, nesta terça-feira (17), que apesar da interferência de grandes partidos contrários a criação do Partido Liberal (PL), a nova legenda deverá sair do papel. O parlamentar explicou que a PEC da Reforma Política, que já foi aprovada na Câmara Federal, e segue agora para ser votada no Senado vai possibilitar que lideranças e políticos mudem de partido sem sofrer punições. 
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Visita do deputado federal Júlio César ao GP1(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Júlio César
“A criação do PL foi desacelerada um ano antes do processo eleitoral depois que grandes partidos, inclusive o PMDB, se incomodaram com a chagada do novo partido. As assinaturas questionadas que foram pedidas vistas pelo TSE devem ser regulamentadas em março do ano que vem. Mas, não vai adiantar muita coisa a interferência de outros partidos porque a PEC da Reforma Política, que já foi aprovada pela Câmara agora segue para o Senado para ser votada. Acho que na semana que vem já teremos alguma resposta. Essa PEC possibilita a mudança de legenda sem punições aos que quiserem mudar”, adiantou o deputado. 

Entenda o caso

A criação da nova legenda foi interrompida depois do pedido de vistas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em mais de 40 mil assinaturas. O partido que será comandado no Piauí pelo deputado estadual Georgiano Neto (PSD) deverá surgir como uma opção para as lideranças e políticos insatisfeitos e que buscam um novo partido viando as eleições do ano que vem.

“Apesar da desacelerada a gente segue nas conversas e nos trabalhos para regulamentar essa situação e preparar a criação do PL para o ano que vem”, disse o deputado Júlio César. 

Governo Federal
A direção do Partido Liberal também não gostou da aprovação pela presidente Dilma Rousseff (PT) da proposta de criação da “janela” política. Sem essa brecha, o PL sairia mais fortalecido já que os políticos com mandato deveriam mudar somente para uma nova legenda. Com a janela, não haveria mais restrições quanto a isso.

fonte gp1