sábado, 28 de maio de 2016

Esporte Jovem lutador de Jiu-jitsu pede apoio ao poder público de Teresina


Esporte

Jovem lutador de Jiu-jitsu pede apoio ao poder público de Teresina

Marcus Vinícius, de 13 anos, é lutador amador e pede ajuda financeira.

O jovem Marcus Vinícius Mendes Brito, de 13 anos, que luta Jiu-Jitsu na categoria Infanto-Juvenil A, de 12 a 13 anos, peso Leve (até 46kg), contou sobre os desafios de praticar o esporte de modo amador em Teresina e pediu ajuda ao poder público. 
Imagem: DivulgaçãoMarcus Vinícius em segundo lugar (Imagem:Divulgação )Marcus Vinícius em segundo lugar

“Conheci o esporte através do meu irmão, comecei a treinar no projeto social do Major Oliveira, que abriu uma filial no Promorar em 2014. Eu comecei a gostar e com duas semanas eu já estava no primeiro campeonato. Com um mês eu já fui competir em Fortaleza, foi o primeiro campeonato fora. Consegui o primeiro lugar no Pan-Americano. Com seis meses subi de categoria e peguei a faixa amarela. Amo o esporte e estou correndo atrás do meu sonho”, explicou o jovem. 

“Acho que o poder público poderia olhar mais para o lado dos esportes porque aqui tem bastantes atletas que poderiam representar o Brasil fora e até aqui mesmo. Espero que isso tudo mude e o governo comece a acreditar mais e dar mais apoio aos jovens que se dedicam ao esporte”, pediu o atleta.
Imagem: DivulgaçãoMedalhas de competições que o jovem participou (Imagem:Divulgação )Medalhas de competições que o jovem participou

“No próximo ano pretendo ir pra São Paulo, Rio de Janeiro. Tem o campeonato mundial em Fortaleza e o Pan-Americano, também em Fortaleza”, espera o garoto. 

Marcus foi incentivado pelo irmão Carlos Henrique, que começou a lutar e o levou ao projeto do Major Oliveira, no Promorar. “No início ele não gostava, mas passou a gostar mais que eu. Ele já começou a ganhar os primeiros campeonatos”, afirmou. 

Incentivo 

O pré-candidato a vereador Gustavo Henrique (PSC), que conheceu o garoto durante um programa de rádio, ajuda o garoto a fazer viagens para participar de campeonatos. “Até onde eu puder ajudar, eu tenho esse compromisso moral”, afirmou Gustavo.
Imagem: DivulgaçãoMarcus ao lado de Gustavo Henrique(Imagem:Divulgação )Marcus ao lado de Gustavo Henrique

“Eu acho que fica difícil alguém ir ao poder público, mas eu acho que o poder público poderia lançar mão, e aqui é uma sugestão minha para a prefeitura e ao Estado, deveria buscar principalmente no esporte amador, através desses projetos sociais, criar uma comissão para identificar esses valores. Ao identificar esses valores, deveria ser oportunizado o mínimo de condição, independentemente da condição econômica do Estado e da prefeitura, eu acho que tem sim como o Estado e principalmente a Prefeitura Municipal de Teresina de apoiar o atleta, principalmente da base. Além do jovem melhorar a autoestima do teresinense, também poderá servir de exemplo de perseverança, de ser uma pessoa obstinada”, sugeriu o pré-candidato. 

fonte gp1