quinta-feira, 2 de junho de 2016

Promotoria autoriza obra do terminal de ônibus e #ocupapraça permanece


Promotoria autoriza obra do terminal de ônibus e #ocupapraça permanece


Mesmo com algumas pessoas ainda resistindo em ocupar a praça das Ações Comunitárias no bairro Parque Piauí, na zona Sul de Teresina, para evitar a derrubada das árvores, a Superintendência Municipal de Trânsito (Strans) já recebeu liberação do Ministério Público do Estado para retomar a construção do terminal de ônibus para o sistema de integração. 
De acordo com a diretora de Transportes Públicos da Strans, Cíntia Machado, o órgão conseguiu comprovar que o local é o mais acessível para a construção do terminal, já que outras opções sugeridas inviabilizariam a obra. 
“Precisamos de 200 metros para o terminal, que não há na avenida, a não ser que haja a aquisição de um terreno e desapropriação o que poderia elevar o custo de R$ 4 para 13 milhões”, destacou a diretora. 
Segundo ela, o andamento da obra está associado à compensação ambiental que já iniciou no bairro, com plantio de árvores e com a comunicação pacífica ao moradores e aos ocupantes da praça. 
“O terminal é muito importante para a região sul porque vai ser alimentado por linhas que vão do Portal da Alegria, Eduardo Costa, Esplanada e outros bairros e este local tem acessibilidade e o tamanho que necessitamos”, afirmou.
Até agora há um terminal concluído e três estão em fase de conclusão. Outros quatro, contando com o do Parque Piauí, devem ser construídos com previsão de iniciar no segundo semestre desde ano. Cada terminal demora de seis a sete meses para ficar pronto. 
Os dois terminais da zona Sudeste (Livramento e Itararé) devem começar a funcionar no início do mês de julho, como teste para as outras regiões. 
Entenda o caso
No início das obras em outubro de 2015, moradores e ambientalistas ocuparam a praça após a Prefeitura iniciar a derrubada de quase 100 árvores, dentre elas, algumas centenárias, para construir o terminal. O Ministério Público entrou no caso e suspendeu a obra até fazer estudos técnicos no local. 


fonte cidadeverde.com