Castelo do Piauí realizou conferência para aprovação de Plano Municipal de Saneamento Básico
O Evento aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação.
Entre terça-feira (20) e quarta-feira (21) foi realizada a Conferência da Política Municipal de Gestão Integrada e Participativa do Saneamento Básico de Castelo do Piauí que tem por objetivo validar o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). A abertura contou com a participação de diversos setores da sociedade, que ajudaram a construir o plano, além de técnicos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Agespisa, Instituto de Águas do Piauí e da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente.
O PMSB é o instrumento fundamental para que os gestores públicos possam contratar ou conceder os serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e manejo de águas pluviais urbanas e limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos.
Desde 2012, o Plano vem sendo construído no município com a participação de diversos moradores das zonas urbana e rural. O trabalho teve como coordenador técnico Avelar Amorim, que segundo ele será de responsabilidade de todos os moradores de Castelo do Piauí, uma vez que o Plano construído pela sociedade já é referência nacional.
“A sociedade de Castelo do Piauí está de parabéns. O município está à frente de muitos municípios. O esforço foi válido, estamos concluindo esse trabalho e o que está sendo feito servirá de imprensa para a Funasa a nível nacional”, destacou Avelar Amorim.
De acordo com a Funasa, cerca de 30 dos 224 municípios do Piauí possuem seus Planos e têm recursos assegurados. Castelo do Piauí é um destes destaques, conforme frisado por Danda Oliveira, chefe do serviço de saúde ambiental da Funasa.
“É um avanço significativo. Agora, vão ser garantidos recursos a médio e longo prazo para cobrir as necessidades, seja no abastecimento de água, esgoto, drenagem urbana ou resíduos sólidos. Só temos a parabenizar o município de Castelo do Piauí e à sociedade por este ganho para qualidade de vida e saúde das pessoas”, disse a representante da Funasa.
Para o secretário municipal de infraestrutura e meio ambiente, João Chagas, a participação da comunidade foi essencial para diversos avanços que virão, bem como a conquista de recursos para os próximos 20 anos, em que o Plano deverá ser executado. “Foi um trabalho árduo e que vai ajudar a esclarecer as necessidades do nosso município no esgotamento sanitário, abastecimento de água e a lidar com os resíduos sólidos”, pontuou.
Ainda na terça-feira (20), foi dado posse ao Conselho Municipal de Saneamento Básico de Castelo do Piauí, que conta com a participação de diversos representantes da sociedade civil organizada. O conselho é presidido pelo prefeito em exercício, Raimundo Soares do Nascimento Júnior, que também participou da abertura da conferência.