Semar entrega certificados de curso de capacitação do Cadastro Ambiental Rural
Foram capacitadas 45 pessoas de diversos municípios do sul do Piauí
Secretário Ziza Carvalho fez a entrega do certificado aos participantes do curso (Foto:Divulgação Semar)
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos realizou, na cidade de Picos, a solenidade de entrega dos certificados do curso de capacitação para a implementação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) no estado do Piauí. A solenidade ocorreu no auditório do Centro Administrativo Municipal e a entrega dos certificados foi feita pelo secretário Ziza Carvalho.
"Desde o ano passado que a Semar vem trabalhando a capacitação de pessoas que darão suporte, em seus municípios, ao Cadastro Ambiental Rural (CAR). Temos avançado muito neste processo e daremos continuidade até que todo o Piauí esteja apto a implementar o CAR, cujo prazo estipulado pelo Governo Federal se encerra em maio de 2017. Contamos com a parceria de diversos órgãos, como Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) e secretarias de agricultura e meio ambiente dos municípios”, afirmou Ziza Carvalho.
Foram capacitadas 45 pessoas dos municípios de Itainópolis, Sussuapara, Picos, Simplício Mendes, Jaicós, Massapê do Piauí, São Luís do Piauí, Aroeiras do Itaim, São João da Canabrava, São José do Piauí, Bocaina, Santana, Caridade do Piauí, Vera Mendes, Curral Novo do Piauí e Itainópolis, que participaram do treinamento entre os dias 10 e 12 de novembro de 2015.
O Cadastro Ambiental Rural – CAR é um registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente - APP, das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento. Pela lei, o cadastro é pré-condição para o ingresso nos processos de regularização ambiental e dele dependerá, no futuro, o acesso ao crédito rural.
Com o CAR, o Piauí passará a contar com um banco de imagens de satélite que permitirão localizar, identificar e georrefenciar os imóveis rurais. Além de instrumento de gestão ambiental, o cadastro ambiental pode se consolidar como porta de entrada para o maior programa de recuperação ambiental e combate ao desmatamento.
fonte http://www.piaui.pi.gov.br