terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Prazo para certificação contra aftosa termina nesta quinta-feira

Prazo para certificação contra aftosa termina nesta quinta-feira

Escritório da ADAPI em Picos - Foto: Fabrício Sousa

Termina nesta quinta-feira (15) o prazo para que criadores de bovinos e bubalinos do Estado do Piauí possam realizar a certificação da vacinação contra a febre aftosa. O período começou em 1º de dezembro.
A segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa, realizada pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (ADAPI), foi realizada de 01 a 30 de novembro.
Caso as certificações não sejam realizadas, o criador poderá ser prejudicado de várias formas, dentre elas, ficará impedido de movimentar o rebanho e estará passível de multa, cujos valores variam de acordo com a quantidade de animais existentes na propriedade. Casos reincidentes também podem acarretar em aumento no valor aplicado.
Coordenador da ADAPI de Picos, Gerlan Vieira
Coordenador da ADAPI de Picos, Gerlan Vieira
Coordenador da ADAPI de Picos, Gerlan Vieira


“A procura na USAV de Picos está baixa, os criadores não estão comparecendo ao escritório na forma esperada para fazer a certificação e os motivos disso são vários, por exemplo, a resistência que tem em vacinar o gado estando muito fraco e magro por conta da alimentação, em decorrência da falta de chuvas”, explica o coordenador da Unidade de Saúde Animal e Vegetal de Picos, o veterinário Gerlan Vieira.
Os criadores que não adquiriram a vacina até o dia 30 de novembro devem se dirigir ao escritório da ADAPI para obter uma autorização de compra emitida por fiscais do órgão, pois a partir desta data, a livre comercialização do produto passa a ser proibida.
O Ministério da Agricultura determina que 90% do rebanho bovino e bubalino do estado deve ser imunizado contra a febre aftosa.

fonte http://grandepicos.com.br