terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Emater realiza capacitação do Programa de Fomentos de atividades rurais produtivas

Emater realiza capacitação do Programa de Fomentos de atividades rurais produtivas

Os técnicos envolvidos irão atender mil famílias que vivem em situação de extrema pobreza de 13 municípios.

Mesa de honra composta por representantes do MDSA,Emater,SDR,SEPLAN e Fetag (Foto:Divulgação)


O Governo do Estado através do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí-Emater, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) realiza nos dias 21 e 22 de fevereiro, no Centro de Treinamento, um curso de capacitação com técnicos, a fim de prepara-los para atuarem no acordo de cooperação técnica para a execução do Programa de Fomentos às Atividades Produtivas. O acordo vai resultar em ações de inclusão produtiva rural para atendimento de agricultores e agricultoras familiares que se encontram em situação de extrema pobreza.
17 técnicos de três territórios de desenvolvimento do estado participaram da capacitação( Foto: Divulgação)



























De acordo com o coordenador do Centro de Treinamento, Geyson Coutinho, esta ação será algo a mais que vai ajudar  para que os técnicos possam ficar mais perto das comunidades e permitir o conhecimento necessário diante das mudanças que surgem ao longo do tempo. “Isto vai influenciar também na autoestima, valorização do servidor e fazer com que eles se sintam inseridos no processo de construção e desenvolvimento da agricultura familiar”, completou.


A ação será financiada pelo Governo do Estado através da SDR e Emater, e pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário/ Sead- MDSA. Serão investidos mais de dois milhões de reais por meio do fomento família do Governo Federal e quase um milhão de reais através do Governo do Piauí.
O projeto vai abranger os municípios de Altos, Lagoa Alegre, Regeneração, São Pedro, Pau D’arco, Assunção, Boqueirão do Piauí, Barras, Joca Marques, Madeiro, N. Senhora dos Remédios, Porto e Batalha.
O diretor da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, Francisco Gomes, vê a ação como grande oportunidade de iniciar uma nova etapa do programa de fomentos de atividades produtivas rurais no estado do Piauí. “Viemos aqui trazer a perspectiva de uma nova etapa do programa, tanto para vocês quanto para nós. É um desafio, mas uma grande oportunidade de transformação”, destacou. 
A equipe tem pensado num programa para os próximos dois anos que possa atender a cerca de 100 mil famílias. Francisco Mello destaca que a estratégia adotada foi diferenciada, priorizando o trabalho com as Emateres, pelo fato delas estarem na ponta, perto do agricultor e conhecedora da realidade. “Elas conhecem a rotina do homem e da mulher do campo, tem as pessoas que vivenciam o rural, que convivem com o agricultor. Este diálogo foi iniciado ano passado e tivemos o retorno principalmente da Emater do Piauí, e com muito esforço conseguimos fechar em torno de mil famílias contratadas para o fomento no estado”, finalizou.
Entre as ações de responsabilidade do Emater estão a prestação de Assistência Técnica e Extensão Rural às famílias, promoção de capacitação das equipes técnicas, entre outras.  Será concedido às famílias beneficiadas um fomento no valor de R$2.400(dois mil e quatrocentos reais) através do Programa de Fomento às Atividades Rurais, além de propiciar tecnologia de acesso à água do Programa Nacional de Apoio à Capacitação de Águas de Chuvas.
Serão capacitados 17 técnicos, que irão atuar na mobilização e seleção de mil famílias em situação de extrema pobreza. Cada técnico envolvido fará o acompanhamento de 80 famílias, e receberá um incentivo no valor de R$500,00(quinhentos reais).
Segundo o diretor técnico do Emater, Clébio Coutinho, o Emater vem nesta atual gestão buscando alternativas no sentido de fortalecer sua presença no campo. Ele reconhece o desafio que é reestruturar este importante serviço não só para o estado, mas para o país.  “A extensão rural é importante para a educação e também para a manutenção das famílias no campo. E a extensão rural fortalecida pode colaborar com a manutenção do jovem no campo e esta é uma das preocupações quando se leva políticas de desenvolvimento rural”, completou.
São parceiros na atividade os Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, as secretarias municipais de agricultura, e conselhos de desenvolvimento rural sustentável. Participaram da abertura do evento representantes da Fetag, Secretaria de Desenvolvimento Rural, o delegado substituto da Sead Hildemar Carlos, o diretor da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, Francisco Gomes, Seplan  e os diretores do Emater Kalil Luz e Clébio Coutinho.

fonte http://www.piaui.pi.gov.br