Moradores do Lagoas do Norte denunciam alagamento na região
Desligamento das bombas teria ocasionado o transbordamento das águas e isso provocou o alagamento de algumas casas
Moradores da região Lagoas do Norte denunciam alagamento próximo às ruas Cristo Rei e Rua 1 da vila Apolônia. Segundo eles os alagamentos foram desencadeados pelas intensas chuvas que têm atingido a capital recentemente e pelo desligamento das bombas que represam as águas da barragem. Segundo informações da comunidade o desligamento das bombas ocasiona o transbordamento das águas e isso provocou o alagamento de algumas casas.
Prefeitura alega que o sistema de bombeamento da área de intervenção do Programa Lagoas do Norte foi acionado desde a última sexta-feira (Foto: Divulgação/PMT)
Com as bombas acionadas, a passagem de água das barragens é freada e há um controle de circulação das águas. Quando ocorre o desligamento das bombas, há um descontrole da passagem de água e a correnteza das lagoas fica mais intensa. Isso facilitou o transbordamento da barragem e consequentemente atingiu as casas das famílias. As bombas foram desligadas entre os dias 09, 10 e 11 de fevereiro, segundo os moradores.
Alguns residentes da comunidade acreditam que houve uma sabotagem da prefeitura com os moradores. Eles afirmam que esta área do Lagoas do Norte é considerada de risco e a prefeitura vem há algum tempo tentando despovoá-la.
Os moradores defendem também que se as bombas rotineiramente estiverem ligadas corretamente, não há riscos para quem mora no local. “É uma coisa que a prefeitura pode evitar e controlar e ela continua omissa” afirma Raimundo Pereira, morador do povoado Lagoas do Norte.
Em nota, a prefeitura de Teresina informou que o sistema de bombeamento da área de intervenção do Programa Lagoas do Norte foi acionado desde a última sexta-feira (10) e ficará em funcionamento sempre que necessário. Destacou também que quando o nível das águas chega a determinado ponto, o sistema é automaticamente acionado a fim de garantir a segurança das famílias que residem na região.
A Prefeitura informa ainda que as equipes de engenharia do Programa Lagoas do Norte têm feito um acompanhamento constante do sistema de drenagem e que os níveis das lagoas estão sob controle. O sistema de drenagem pela primeira etapa tem sido a garantia de manutenção da região. Nenhum problema relacionado a alagamentos foi identificado na área beneficiada com a primeira etapa do Programa.
Quanto às ruas Cristo Rei e Rua 01 da Vila Apolônia, a administração municipal esclarece que elas ainda não foram beneficiadas com as intervenções do Programa Lagoas do Norte. As obras de drenagem e esgotamento sanitário estão previstas para ocorrer na segunda etapa do programa.