sábado, 18 de março de 2017

Estudantes revoltados denunciam a situação do transporte escolar no PI

Estudantes revoltados denunciam a situação do transporte escolar no PI


A situação do transporte escolar em Aroeiras do Itaim ganhou repercussão depois que estudantes da zona rural do município usaram as redes sociais para denunciar o estado do ônibus escolar encarregado de levar alunos da rede municipal e estadual de educação.
Em vídeos e fotografias, eles expõem o interior do veículo sujo, com uma porta que não fecha, bancos quebrados, uma janela estilhaçada e até um adolescente que teria se ferido nos vidros da janela quebrada. O veículo está sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação de Aroeiras do Itaim.
Uma estudante explica porque resolveu divulgar o caso nas redes sociais. “O ônibus está muito acabado, a gente corre risco de vida. A gente decidiu gravar o vídeo mostrando a situação porque a gente não acha justo um ônibus daquele jeito ser transporte escolar”, argumenta.
“O ônibus não tem condições de ir nas estradas, tem uma ladeira que é muito dificultosa para os alunos subirem a pé”, diz outra estudante. Segundo ela, todos os passageiros são obrigados a descer para que o veículo denunciado possa subir uma ladeira que faz parte do percurso até a sede do município.
Os estudantes protestam contra a mudança de veículo, pois, segundo eles, até o ano passado as comunidades da região eram atendidas por um ônibus com todas as condições para o transporte escolar, mas este teria sido transferido para outra comunidade do município, o que gerou revolta entre os pais e os estudantes.
“O carro que tinha que estar lá era o micro-ônibus que já tinha, com um motorista acostumado a trabalhar, não esse carro velho que botaram agora. Esse aí está lá porque não querem em lugar nenhum mais”, reclama o lavrador Josino Carvalho Moura, que tem três filhos que dependem do transporte escolar para frequentar as escolas do município.
A falta de estrutura do ônibus é denunciada também pela jovem Juliana Maria de Sousa, 22 anos, residente na comunidade Passagem Funda, aluna da rede estadual de educação. A jovem tem mobilidade reduzida, mas o veículo atual não oferece condições de acessibilidade. “Antes era [adaptado], mas agora é só um carro velho caindo aos pedaços”, critica a estudante.
153e8986-bea9-4efd-9916-c488a29f29d0.jpg
17201181_1863795450569107_7120879901600500647_n.jpg
WhatsApp-Image-2017-03-10-at-12.31.09.jpeg
WhatsApp-Image-2017-03-10-at-13.03.26.jpeg
A reportagem do portal Grande Picos procurou a secretária municipal de Educação de Aroeiras do Itaim, Maria Fátima de Sousa Rodrigues. A gestora informou que a situação já está contornada e que o veículo filmado pelos estudantes já passou por uma revisão completa. De acordo com a secretária, o ônibus que antes transportava os adolescentes agora serve como transporte escolar para os alunos de uma creche municipal.
“A situação já está contornada. Os alunos ficaram chateados porque a gente fez uma troca do ônibus de uma rota por outro, por haver a necessidade da gente fazer a substituição do ônibus com mais segurança para transportar alunos de dois a seis anos”, explica.
Após a denúncia dos estudantes, Maria Fátima pontua que o veículo que aparece nas imagens foi levado para uma oficina mecânica e passou por uma revisão completa antes de retornar ao transporte dos alunos da região. “Hoje o ônibus está em risco de trafegar normalmente sem oferecer risco aos alunos, eles estão em segurança”, garante.
Fonte: 180graus.com/Com informações do portal Grande Picos