segunda-feira, 10 de abril de 2017

Quadrilha de empresários usava 'laranjas' para atuar em cartel na Prefeitura de Cocal

Quadrilha de empresários usava 'laranjas' para atuar em cartel na Prefeitura de Cocal

Resultado final da operação foi apresentado hoje

"Eles atuavam em cartel fazendo grandes saques”, disse o promotor de Justiça Sinobilino Pinheiro sobre os presos na Operação Escamoteamento. Em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (10), o Gaeco apresentou um balanço da ação que prendeu uma quadrilha de empresários especializada em fraudar licitações no Estado.
“Entre 2013 e 2015 a quadrilha atuava com ajuda da Prefeitura de Cocal para desviar recursos, sendo que moradores também chegaram a participar do esquema. Os municípios de São João da Fronteira e Bom Princípio também foram alvo das ações criminosas. Ao todo, foram conduzidas 35 pessoas suspeitas de serem os ‘laranjas’ envolvidos com as empresas de fachada e há suspeita de atuação nos Estados do Maranhão e Ceará”, afirma Sinobilino Pinheiro.
Segundo o promotor, as empresas ganhavam licitações para obras, locação de veículos e fornecimento de mão de obra, além de serviços de contabilidade. Além de empresários, funcionários públicos e beneficiários do programa Bolsa Família também estão envolvidos.
Ainda de acordo com Pinheiro, o "cartel" era comandando por 13 operadores que faziam as transferências bancárias e que movimentaram cerca de R$ 200 milhões. “Os presidentes de comissões de licitação e funcionários da prefeitura estão envolvidos. Foram feitas buscas tanto na Prefeitura de Cocal, quanto na Câmara de Vereadores” afirma. 
Oito empresários estão presos preventivamente e cinco continuam foragidos. 

Veja abaixo detalhes da operação Escamoteamento:
















fonte www.portalaz.com.br