quarta-feira, 5 de abril de 2017

Unidades do CPE partem para operação conjunta de saturação

Unidades do CPE partem para operação conjunta de saturação



O Comando de Policiamento Especializado (CPE) deu início, na manhã de hoje (05), à operação conjunta que reúne as diversas unidades a ele subordinadas, após formatura geral realizada no pátio do Quartel do Comando Geral. 

cpe saturação
cpe saturação
cpe saturação
Serão empregados policiais do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), Batalhão de Operações Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BPRONE), Esquadrão Independente de Policiamento Montado (EIPMONT), Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE) e Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (CIPTRAN). 

Segundo o Major Wilson Gomes, Subcomandante do CPE, a duração da operação será de cinco dias a uma semana, com o objetivo de prevenir roubos e furtos a estabelecimentos bancários, além de apreender de armas, drogas, veículos roubados ou furtados, atuando em parceria com as autoridades locais. “O objetivo é usar toda a estrutura do CPE e saturar uma área específica, auxiliando o Batalhão da área, delegado, Ministério Público etc. É a forma da PM garantir a segurança numa área em razão do seu índice de criminalidade. Então, quando a gente chegar lá, não vamos atuar aleatoriamente, tem toda uma estratégia, a gente se reúne com o Comandante de Batalhão, com o delegado, vamos verificar onde tem mancha criminal, que tipo de delito mais ocorre, e, durante esses dias, a gente vai estar totalmente disponível para evitar esse tipo de delito e garantir a paz na região”, garante o Major.

Durante a operação, as unidades do BOPE, BPRONE e Cavalaria vão ser voltadas direcionalmente para abordagem, enquanto as viaturas do BPRE, CIPTRAN e Ambiental, além da abordagem, vão realizar atividades específicas de sua área, inclusive os policiais da CIPTRAN vão ministrar palestras educativas sobre o trânsito, o que mostra o cunho não só repressivo, mas também preventivo da ação.

O destino é atuar em uma região específica do Estado, que pode ser Litoral Meio Norte, Cerrado, Semiárido ou entre rios, mas que não será divulgada previamente para que a ação não perca o efeito surpresa. Esta é uma atividade comum das unidades do CPE, que são feitas com base em planejamentos prévios e ações coordenadas. 


Texto e Fotos: Cb Larissa




fonte http://www.pm.pi.gov.br