Governador discute reinserção de dependentes químicos e moradores de rua no mercado de trabalho
Sâmio destacou ainda que há um planejamento para instalação de um centro de ressocialização para acolhimento das pessoas que moram nas ruas.
O governador Wellington Dias tratou, nesta segunda-feira (2), no Palácio de Karnak, com o coordenador da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas (Cendrogas), Sâmio Falcão, sobre a renovação dos termos de parceria com as instituições terapêuticas, bem como da inserção de dependentes químicos e moradores de rua no mercado de trabalho.
Deste encontro, o governador autorizou a renovação por mais 90 dias dos contratos atuais e já autorizou novo edital que vai trabalhar, de um lado, a prevenção e, do outro, as condições de tratamento e ressocialização em relação a dependentes químicos. “Trabalharemos junto com Defensoria, Ministério Público, órgãos da Justiça e pretendemos chegar a todo o Estado”, disse o governador.
Segundo, Sâmio Falcão a demanda é crescente no Piauí e necessita da atenção dos órgãos. “Tratamos com o governador uma demanda, que é crescente do estado do Piauí: a questão dos trabalhos de recuperação de dependentes químicos. Então, pretendemos renovar os termos de parceria que já temos com essas unidades terapêuticas, assim como ampliar esse trabalho, distribuindo nos 12 territórios de desenvolvimento do estado”, disse.
O coordenador destacou ainda que há um planejamento para instalação de um centro de ressocialização para acolhimento das pessoas que moram nas ruas. “A preocupação do governador também é a realização de trabalhos na área social, voltados principalmente à população de rua. A ideia é acolher essas pessoas, promover uma inserção social. Assim, estamos buscando, inclusive, instalar em Teresina um centro de ressocialização para que possamos acolher, tratar e reinserir essas pessoas no mercado de trabalho”, afirmou o gestor.