A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) deu início, na manhã desta segunda-feira (2), ao Curso de Formação de 75 Policiais Penais. […]
A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) deu início, na manhã desta segunda-feira (2), ao Curso de Formação de 75 Policiais Penais. O curso terá duração de cerca de seis meses e abrangerá disciplinas teóricas e práticas inerentes às rotinas carcerárias.
Dentre as disciplinas presentes na grade curricular do Curso estão as de Direitos Humanos, Procedimentos e Medidas Administrativas, Técnicas e Tecnologias Menos Letais, Psicologia Criminal e seu reflexo no sistema prisional, Procedimentos e Rotinas Operacionais, dentre outras. “Iniciamos um novo curso de formação para mais 75 Policiais Penais. Eles fortalecerão o sistema penitenciário do Estado, fazendo com que as rotinas permaneçam em ordem e sigam evoluindo conforme os protocolos de segurança que estamos adotando”, comentou o secretário de Justiça, Carlos Edilson.
Para um dos alunos do Curso, George Luz, o treinamento será importante para a classe, pois será um dos primeiros do país, após a lei que transformou o cargo de agente penitenciário no de Policial Penal. “Esse curso vai seguir uma padronização nacional. Teremos aulas teóricas, práticas, aulas de defesa pessoal, armamento e tiro, e as mais variadas instruções sobre a Polícia Penal ”, conta. Nos últimos anos, a Sejus já nomeou 150 novos Policiais Penais, oriundos do último concurso público para servidores da pasta.