A direção do hospital disse que mesmo a unidade tendo leitos destinados a pacientes com Covid-19 continua realizando outras atividades.
O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou dois transplantes de rins no sábado (25). Os pacientes com iniciais F.S.G, de 35 anos, e S.R.P.S.R, de 54, receberam órgãos da captação realizada no próprio HGV e passam bem.
O diretor-geral do HGV, Gilberto Albuquerque, explica que o hospital continua realizando outras atividades, mesmo com o maior número de leitos destinados aos casos de Covid-19.
Ele explica que, mesmo o hospital sendo o maior com números de leitos destinados a pacientes com Covid-19, continua realizando outras atividades. “Tanto recebendo pacientes regulados quanto realizando os transplantes, isso mostra o compromisso do hospital com a sociedade e mesmo em um período destes de crise, continuamos cumprindo com nossas obrigações”, explica o diretor.
A equipe que realizou os transplantes foi composta pelos cirurgiões cardiovasculares, Jesus Abreu, Renato Duarte, Luciano Couto e Antônio Reginaldo.
A coordenadora do Serviço de Transplante Renal do HGV, Celina Castelo Branco, explica que a equipe é composta por médicos cirurgiões e médicos nefrologistas. “Os nefrologistas são responsáveis pelo preparo do paciente que vai receber o rim e pelo acompanhamento desse paciente após a cirurgia. O sinergismo e o entrosamento dessas equipes são fundamentais para os bons resultados”, afirma Celina.
Participaram também dos procedimentos os anestesistas Henrique Rocha e Hamilton Barbosa de Sousa. A equipe de Enfermagem foi coordenada pela enfermeira Gildete Teixeira e equipe de apoio.