sábado, 18 de julho de 2020

Com 600 casos de coronavírus, município de São Raimundo Nonato descumpre isolamento social

Município de São Raimundo Nonato (Imagem: André Pessoa)

A sociedade brasileira pergunta-se até quando vai o isolamento social. Na manhã de hoje, dia 17 de julho, o Portal foi até o centro comercial do município de São Raimundo Nonato/PI para verificar a política de isolamento social e as imagens registradas mostram um total descontrole da flexibilização e das limitações.

As autoridades municipais parecem ignorar o caos. O centro comercial está totalmente aberto, sem nenhuma restrição. A prefeita do município, Carmelita Castro e Silva, Progressistas, não é vista com facilidade na cidade.

A população mesmo assustada continua enchendo as ruas do centro comercial, quase todos usam máscaras, é verdade, mas o risco de contaminação é alto.

São Raimundo Nonato e uma espécie de capital da microrregião com uma população flutuante de 100 mil habitantes. A cidade dispõe de 10 leitos de UTI-Covid e 20 leitos clínicos.

Carmelita Castro vem sendo muito questionada pela população por não ter feito barreiras sanitárias nas rodovias de acesso a cidade e também por permitir o alto fluxo de pessoas na área comercial.

Castro chegou a ser intimidada por um grupo de comerciantes que ameaçou fazer uma carreata até a casa dela. Depois desse dia o descontrole tomou conta da gestão. E como se ninguém visse o que está acontecendo.

As consequências só saberemos nos próximos meses. A população também pede transparência nos recursos da Covid. Desde o início da Pandemia, o município de São Raimundo Nonato já recebeu mais de R$ 3 milhões em recursos públicos.

Casos confirmados

De acordo com os dados do Governo do Estado, o município de São Raimundo Nonato apresenta 600 casos confirmados da Covid-19, ficando entre os município mais afetados no Piauí. Para o governador Wellington Dias, o isolamento social deve ser mantido até o mês de setembro, com reabertura gradual de setores do comércio.

Pesquisas

Dados de um levantamento feito em parceria com quatro operadoras de telefonia celular que monitoram a adesão ao distanciamento demonstram claramente que conforme caem os índices de isolamento social aumentam casos e mortes de forma vertiginosa no Brasil.

Segundo o médico Roberto Issamu, "O isolamento e distanciamento social são as medidas mais recomendadas. O que evita a contaminação é o distanciamento entre as pessoas. Isso é o fundamental para tudo o que vem na sequência", diz. 

fonte portalsrn.com.br