Um incêndio destruiu, na manhã desta terça-feira (14/07), uma loja de celulares no centro comercial da cidade de São Raimundo Nonato. O incêndio foi de pequenas proporções, mas que poderia ter perdido o controle e atingido uma grande área do centro comercial, com residências e estabelecimentos comerciais, por pouco não se transformou numa tragédia servindo de alerta para as autoridades públicas.
Com quase 35 mil moradores e uma população flutuante de 100 mil habitantes, a cidade não dispõe de batalhão do Corpo de Bombeiros e a brigada civil que existe na cidade não recebe apoio do poder público.
São Raimundo Nonato, que é uma cidade de médio porte, possui com inúmeros edifícios, grandes lojas, depósitos, órgãos públicos importantes e, principalmente uma grande concentração urbana na área comercial, com centenas de residências. Todos ameaçados por um provável ou iminente incêndio.
São Raimundo Nonato dispõe de uma Brigada Contra Incêndios profissional. Estão lotados no aeroporto da cidade, disponíveis para ajudar. No entanto, nem mesmo isso a prefeitura de São Raimundo Nonato, administrada por Carmelita Castro, parece ter competência para estabelecer uma parceria.
Fica claro que falta uma decisão política para resolver o problema. Além de lutar por um batalhão do Corpo dos Bombeiros a Prefeitura poderia pensar numa parceria com a empresa ESAERO, bombeiros civis e a Prefeitura para garantir o mínimo de segurança possível para a população. Afinal os impostos servem para isso.
fonte 180graus.com/ Com informações de André Pessoa