Em solenidade inédita para o Piauí, com a reunião virtual da bancada federal do estado, Tarcísio Freitas assinou a ordem de serviço para início da tão sonhada obra de duplicação da BR- 316, no trecho entre Teresina e Demerval Lobão.
O segmento que passará por obras de adequação de capacidade vai ligar Teresina ao litoral de Alagoas, abrangendo ainda outros 20 municípios em sua área de influência. A rodovia é fundamental para o escoamento da produção de grãos do cerrado piauiense, principalmente a soja, assim como de manufaturados e minerais.
“A gente vai começar a partir da assinatura dessa ordem de serviço, a fazer um resgate que é histórico. O presidente Bolsonaro está atento a essa dívida que o Governo Federal tem com o estado do Piauí, que é ter Teresina como a única capital que não tinha seus acessos duplicados. Uma realidade que começa a mudar a partir de agora", destaca Freitas.
A conclusão está prevista para o final do próximo ano.
CLIQUE E ASSISTA:
INÉDITO NO PIAUÍ
O ministro da Infraestrutura do governo de Jair Bolsonaro anunciou ainda que o projeto executivo da duplicação da BR-343, na saída norte da capital, já foi contratado. O trecho deve ser duplicado entre Teresina e Altos.
SENADOR RECONHECE
Em pronunciamento, mostrando-se bastante feliz pelas conquistas, e não poderia ser diferente, o senador Marcelo Castro falou que Tarcísio é o ministro que mais tem se destacado no Governo Federal.
"A bancada sempre esteve unida nas causas do Piauí. Nosso compromisso número 1 é exatamente a duplicação das saídas de Teresina. É constrangedor enfrentar as críticas de que Teresina é a única capital do Brasil que não tem suas BRs duplicadas. Hoje é um dia histórico", disse.
Castro relembrou ainda o trabalho pela realização de outras obras estruturantes no estado. "Eu tive a oportunidade de ser presidente da Comissão de Orçamento, então nós colocamos também muitos recursos para a BR 235, para a ponte de Santa Filomena, para o viaduto da Ladeira do Uruguai, uma obra importantíssima para a região".
BANCADA RECEBE ELOGIO
O ministro Tarcísio reconheceu o esforço e agradeceu a bancada federal do Piauí. "Nunca nos tem faltado. Tem sido muito importante, determinante para que os empreendimentos no Piauí acontecessem. Trazendo as necessidades, mostrando qual o senso de urgência, e também garantindo recursos por meio de emendas. Vamos procurar honrar esse esforço, nós temos uma dívida com a bancada federal do estado", disse.
ESTRUTURA MODERNA
Além da construção da ponte sobre o riacho Marimbas e o alargamento e restauração da ponte existente, alguns elementos estruturais serão incorporados com a duplicação da da BR-316/PI, como melhoramentos na travessia urbana no município de Demerval Lobão, pistas marginais nas travessias urbanas, dispositivos de drenagem e obras complementares, como implantação de passarelas de pedestres, sinalização horizontal e vertical, paisagismo e proteção ambiental.