Foto: Roberta Aline/ Cidade Verde
Mais dois secretários estaduais do Piauí foram exonerados na terça-feira (30). O deputado Hélio Isaias (Progressistas) da pasta de Transportes e o deputado Fábio Xavier (PL), que estavam licenciados, voltaram para a Assembleia Legislativa do Estado (Alepi) para participar das discussões acerca do orçamento para 2022.
Para o lugar de Hélio Isaias foi nomeado Manoel Gustavo Costa De Aquino e para o cargo de Fábio Xavier, Marcio Ximenes Cavalcante.
A exoneração do deputado Fábio Novo (PT), que estava no comando da Secretaria Estadual de Cultura (Secult) foi publicada ainda no sábado (27). A antecipação ocorreu, pois o parlamentar seria submetido a uma cirurgia do refluxo.
Em entrevista à imprensa, Hélio Isaiais confirmou que deverá retornar para a Secretaria quando o debate sobre o orçamento para 2022 for concluído.
“Vamos ficar aqui até o período da votação das emendas impositivas, pois temos aqui os municípios que representamos e as nossas lideranças esperam que levemos ações para lá”, explicou.
O retorno dos secretários que possuem mandatos para a Alepi é natural. O grupo participa do debate da divisão do orçamento para os poderes e também para realizar a indicações das chamadas “emendas impositivos”, nas quais podem destinar recursos para ações, obras e projetos nos municípios onde estão as respectivas bases eleitorais.
Com a volta dos parlamentares, os suplentes deixarão de exercer as funções no legislativo.