Nesta terça-feira (30), o Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (Nupevid) do Ministério Público do Piauí (MPPI), coordenado pela promotora de Justiça Amparo Paz, realizou o quarto módulo da quinta edição do Programa Reeducar, voltado à conscientização de homens envolvidos em casos de violência doméstica. O tema deste mês foi Novembro Azul e ações de prevenção de doenças que atingem a população masculina.
O encontro teve a participação, como facilitadores, de servidores da Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI). Ministraram conteúdos a nutricionista Edna Guedes; a enfermeira Izabel Viana; e os graduandos em Enfermagem, João Victor Matos e Ana Beatriz Pires. “Abordamos desde as doenças crônicas até a promoção de uma alimentação saudável para auxiliar a saúde física, mental e social do homem, seguindo os objetivos do programa, de fazê-los repensar as ações no âmbito familiar”, diz a enfermeira Izabel Viana.
O programa, que está em sua quinta edição, tem como objetivo desconstruir pensamentos machistas e reeducar, através de palestras, discussões e outras atividades educativas, homens envolvidos em processos de violência doméstica.
A promotora de Justiça Amparo Paz ressalta a importância de abordar a saúde do homem entre as ações educativas do projeto: “Por uma questão cultural, o homem tende a ser negligente com sua saúde e, muitas vezes, deixa de fazer suas consultas e exames. Nosso módulo tem como objetivo desconstruir esse machismo, pois o homem saudável, que se cuida tem mais condições de cuidar de sua família”, frisa Amparo Paz.
A psicóloga do Nupevid/MPPI, Cynara Veras, explica a relação do tema abordado no módulo com os objetivos do Reeducar. “À medida que os homens têm consciência de sua saúde, isso os ajuda a repensar comportamentos, inclusive no âmbito familiar”, explica.
Esse foi o penúltimo módulo do Reeducar em 2021, uma iniciativa do Ministério Público do Piauí, através da 10ª Promotoria de Justiça.
fonte www.mppi.mp.br
Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI