A promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania (CAODEC), Flávia Gomes, representou o Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), durante entrega de tablets para entidades que atendem pessoas com deficiência em Teresina. A ação foi realizada nesta segunda-feira (6), na sede da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), e teve o apoio da Agência de Tecnologia da Informação (ATI) e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede-PI).

Os aparelhos vão auxiliar na realização do projeto Piauí Inclusivo – Cadastro da Pessoa com Deficiência – iniciativa do Governo do Estado do Piauí, através da Seid, que colherá os dados desse segmento da população de todas as regiões do Piauí em áreas importantes como assistência social, saúde, educação, trabalho e acessibilidade.

No pronunciamento da coordenadora do Caodec/MPPI foi destacado a participação do Ministério Público na concepção desse projeto. “O MPPI está unido à Secretaria para esse censo. Essa verdadeira busca ativa das pessoas com deficiência. Nós sentimos essa necessidade a partir do início do processo de vacinação das pessoas com deficiência contra a covid-19. Para que possamos fazer políticas públicas cada vez melhores é preciso que a gente saiba quem são as pessoas com deficiências”, destacou Flávia Gomes. A coordenadora também ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pela deputada federal Rejane Dias à frente da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados.

De acordo com secretário da Seid, Mauro Eduardo, o cadastramento vai permitir a ampliação de políticas públicas voltadas para esse público. “Com este projeto, será possível conhecer a realidade das pessoas com deficiência dos 224 municípios do estado, suas dificuldades e, a partir daí, buscar soluções através de ações de inclusão”, disse.

Também participaram do evento: Amparo Alves, vice-presidente do Conede-PI; a defensora pública Sara Melo; o deputado estadual Franzé Silva; a deputada federal Rejane Dias e representantes de diversas instituições que atuam na defesa dos direitos das pessoas com deficiência no Estado.

Entidades beneficiadas com os tablets:

Associação de Amigos dos Autistas do Piauí (AMA-PI); Associação dos Cegos do Piauí (ACEP); Associação dos Deficientes Físicos de Teresina-(Adeft); Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Teresina (Apada); Associação Down Te Amo; Associação Pestalozzi de Teresina; Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Teresina (APAE-TE); Associação dos Cadeirantes de Teresina (Ascamte); Associação de Mielomeningocele e/ou Hidrocefalia de Teresina (AMH); Centro Integrado De Educação Especial (Cies); Centro de Habilitação(Ana Cordeiro); Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação(NAAH/S); Equoterapia; Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas Com Surdez(CAS) e Conede-PI.