As placas de sinalização de trânsito de advertência têm como um dos objetivos indicar ao motorista onde pode trafegar ou onde seja uma situação de risco no período chuvoso.
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) informou que está dando andamento à instalação das placas de sinalização de trânsito de advertência em pontos críticos de alagamentos de Teresina, que se agravaram devido ao grande volume de chuvas ocorrido.
De acordo com o órgão, sexta-feira (4), a equipe de Engenharia e Tráfego da Strans coordenou a instalação de mais duas placas de sinalização de trânsito. O local que recebeu a instalação da sinalização foi a rua Urano, no bairro Satélite, na zona Leste. Um dos pontos elencados como área crítica pela Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas Leste (Saad Leste).
A Strans informou também que nesta terça-feira (8), foram instaladas novas placas de sinalização de advertência nas localidades: rua Desembargador Pedro Conde e na rua Adolfo Alencar, no bairro Noivos. Outro trecho que recebeu a sinalização é na rua Urano e rua Netuno, complementando as sinalizações já colocadas neste local, no bairro Satélite, zona Leste. Foram colocadas também placas de sinalização de advertência na avenida Joaquim Nelson, na zona Sudeste, na altura da empresa SÓ FERRO, ponto crítico de alagamento elencado pela Saad Sudeste.
As placas de sinalização de trânsito de advertência têm como um dos objetivos indicar ao motorista onde pode trafegar ou onde seja uma situação de risco no período chuvoso. Além de alertar os moradores, as placas vão alertar principalmente os motoristas que passam por essas vias e regiões da cidade, que estão sujeitas a alagamentos por conta das fortes chuvas.
As placas que estão sendo instaladas seguem as normas previstas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e já está sendo providenciadas outras placas de advertência. A Strans está aguardando a entrega de mais placas que estão sendo confeccionadas e, assim que forem entregues, serão instaladas em outros trechos críticos da cidade, elencados pelas SAADs de cada região e pela SEMDUH.
A Strans alerta a população que, ao se deparar com áreas alagadas, não é recomendado o contato ou o enfrentamento das águas e, em situações como essas, a Defesa Civil pode ser acionada 24h pelo telefone 199. E orienta ainda para que as pessoas evitem deixar veículos estacionados em áreas de risco de alagamento no período chuvoso.