sexta-feira, 20 de maio de 2022

Cabos de internet mal instalados podem causar acidentes e prejudicar fornecimento de energia

 Com a ampliação do acesso à internet, o número de empresas prestadoras desse serviço aumentou consideravelmente. Somente no Piauí, a Equatorial contabilizou 174.903 postes compartilhados com mais de 150 operadoras de telecomunicações que estão devidamente regulamentadas para fornecer o serviço.

Essa grande demanda pode causar sobrecarga nos postes da rede elétrica caso as instalações não sigam o padrão técnico definido, prejudicando a estrutura e podendo causar acidentes caso o manejo com os cabos de internet seja realizado de maneira indevida.

Para que qualquer empresa possa compartilhar dos postes da rede de distribuição de energia, é necessário firmar um contrato com a concessionária e enviar um projeto a cada nova instalação nas estruturas, que será avaliado e posteriormente aprovado, em caso de conformidade com as normas e padrões estabelecidos. Dentre as verificações estão a altura dos cabos em relação às vias públicas e rede elétrica, o peso do material, qualidade e segurança das instalações.

O maior desafio é identificar as empresas clandestinas, que não possuem um contrato regulamentado. “As operadoras clandestinas geralmente realizam as instalações sem se preocupar com a segurança e padrões necessários para convivência harmônica com a cidade. Muitas vezes os cabos são instalados em uma altura muito baixa, provocando acidentes com veículos de grande porte, mas também pode acontecer o contrário, quando o material é colocado muito próximo da rede elétrica, o que pode causar curto-circuito e interrupções do fornecimento de energia”, explica Eduardo Abreu, Executivo de Manutenção da Equatorial Piauí. Quando é identificado o descumprimento das normas técnicas e legais, as operadoras já cadastradas junto à Distribuidora são notificadas e podem ser penalizadas.

Além da fiscalização, a Equatorial Piauí também promove permanentemente ações em campo, por meio de palestras e orientações práticas nas empresas, as Blitz de Segurança, reforçando os cuidados de segurança e normas técnicas para as instalações em postes da rede elétrica.

O objetivo da Blitz de Segurança é promover ações preventivas para evitar acidentes que coloquem em risco a integridade física e a vida das pessoas. “A Equatorial tem um compromisso com a segurança de todos aqueles que usam a energia, seja em casa ou no trabalho. É por isso que investimos em ações nesse sentido. Queremos reforçar a importância de seguir as normas técnicas e de uso dos Equipamentos de Proteção (EPI e EPC)”, destaca João Porfírio, Executivo de Segurança da Equatorial Piauí.

Para o Técnico de Telecom, Lourival Júnior, as orientações que recebeu na Blitz promovida pela Equatorial na empresa em que presta serviço foram de grande importância para sua formação com profissional “A ação serviu para ajudar o dia a dia no campo, com exemplos de como nos cuidar para que possamos retornar para casa seguros. Eu agradeço por esse momento, que demonstra a importância da segurança para todos nós”, ressalta.

fonte 180graus.com