Três casos de roubos, tentativa de homicídio e sequestro ocorreram com categoria nos últimos dias
A Cooperativa de Trabalhadores por Aplicativo no Piauí voltou a fazer o apelo para que as plataformas possam ter um botão de pânico para socorrer motoristas no estado. Ao portal+, o presidente da cooperativa, Erico Luiz afirma que a ideia é acompanhar o que já ocorre em outros estados do Brasil. O impasse, segundo a categoria, está no acordo entre a SSP e a plataforma Uber.
"É um ideia que ja é implementada em outros estados. Ele (o botão) é disponibilizado pelo próprio aplicativo, quando o motorista está em perigo, o aplicativo emite o alerta e ele aciona a viatura. A secretaria diz que está esperando o aplicativo dar a resposta, mas eles precisam mandar um representante lá na sede para fazer o acordo. São muitas solicitações no Brasil todo", afirma o presidente.
A cooperativa enviou em fevereiro deste ano uma solicitação ao secretário Chico Lucas que implementou um plano de segurança, com previsão de retorno em julho. Agora, os motoristas de aplicativo esperam a implementação da ferramenta para que os casos de roubos e sequestros diminuam no estado.
"Esse último final de semana tivemos vários casos. A gente avalia que fica cada vez mais complicado atender a população em alguns bairros e a gente precisa alimentar maneiras e estratégias para evitar esses casos. O básico é ter o rastreador no carro, que nós colocamos, mas precisamos de mais", destaca.
Três casos em uma semana
Um motorista de aplicativo foi assaltado, na manhã de quarta-feira (16), por três indivíduos que solicitaram uma corrida. Eles foram identificados pelas iniciais F.da R.I, de 21 anos, V.M.A.R, de 14 anos, e Bruno J dos S.S, de 23 anos. A prisão foi realizada pouco depois da ação, no bairro Parque Universitário, zona Leste de Teresina.
Três dias depois, um motorista de aplicativo, que não teve a identidade divulgada, foi baleado durante uma tentativa de assalto, no bairro Macaúba, zona Sul de Teresina. Ao portal, o major Moreira Filho, comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar, informou que o homem deixava uma passageira quando dois homens se aproximaram em uma motocicleta vermelha e anunciaram o assalto. Um dos assaltantes disparou um tiro que atingiu de raspão o peito do motorista.
No dia 20 de agosto, a Polícia Militar do Piauí, através do 6º Batalhão, resgatou um motorista de aplicativo por volta das 4h da manhã após ter sido colocado no porta-malas de seu carro por criminosos, durante um assalto. O caso aconteceu nas proximidades da Ponte Nova, que liga Teresina a Timon. Na ocasião, uma equipe da Elo Seguro (operação de policiamento nas áreas próximas das pontes da capital) interveio na ação criminosa após ter ouvido disparos e ter avistado um veículo, de modelo Voyage, em alta velocidade.
Fonte: Portal A10+