segunda-feira, 24 de junho de 2024

Professores da UFPI podem encerrar greve nesta sexta-feira, afirma sindicato

 Uma nova assembleia deve ser realizada na próxima quarta para definir o encerramento do movimento

A greve dos professores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) pode encerrar na próxima sexta-feira (28/06), após acordo do sindicato nacional com o Governo Federal. A informação foi repassada ao PORTAL pela presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (ADUFPI), professora Escolástica Santos.

Foto: ReproduçãoUniversidade Federal do Piauí (UFPI)
Universidade Federal do Piauí (UFPI)

O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) aceitou a proposta apresentada pelo Governo Federal no dia 14 de junho. Entre as pautas, o reajuste no salário foi o mais crucial. Apesar de não elevar a porcentagem do salário dos professores em 2024, o reajuste linear oferecido até 2026 passou de 9,2% para 12,8%; o reajuste dos steps passou de 4% para 5% até 2026; o valor salarial para ingressantes na carreira docente também foi elevado.

Cerca de 35 universidades pelo Brasil já finalizaram a greve. Na UFPI, segundo a presidente da ADUFPI, Escolástica Santos, uma nova assembleia, agora para decidir sobre o fim da greve, será realizada na quarta-feira para definir os rumos do movimento na instituição.


Foto: Pedro Melo/Conecta PiauíPresidente da ADUFPI, Escolástica Santos
Presidente da ADUFPI, Escolástica Santos

"O Andes vai assinar o acordo. Isso significa que a pauta da nossa greve está chegando a uma conclusão. É claro que as sessões têm autonomia, mas a informação que recebemos, o comunicado que recebemos do Comando Nacional, é a saída coletiva com data prevista até o dia 3 de julho. Então, é esse encaminhamento que recebemos, comenta Escolástica.

Calendário Acadêmico

O Calendário Acadêmico da UFPI não foi suspenso, permitindo que alguns professores pudessem continuar dando aulas ou não. Escolástica Santos explicou que o calendário deve passar por mudanças para não afetar os estudantes. "Se o final da greve for deliberado, é necessário que a administração superior faça um ajuste nesse calendário, faça uma prorrogação para que os professores possam repor as suas aulas. É um direito dos estudantes que essas aulas sejam repostas", fala a presidente.

A categoria realiza o movimento desde o dia 28 de maio, quando foi deflagrada a greve na UFPI. Os professores, através do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), reivindicavam reajuste salarial, além de outros pontos.

fonte conectapiaui.com.br