quinta-feira, 14 de novembro de 2024

Médica e pai são presos suspeitos de ligação ao Bonde dos 40 em Teresina

 A família foi presa durante a operação DENARC 64, deflagrada na manhã desta quinta-feira (14)

A médica ginecologista Angélica Florinda Pacheco Barbosa de Sousa e seu pai, Josimar Barbosa de Sousa, foram presos na manhã desta quinta-feira (14) suspeitos de lavagem de dinheiro e associação com a facção criminosa Bonde dos 40. A prisão ocorreu durante uma operação do DENARC denominada de Operação 64, onde cumpriu 20 mandados de prisão e 45 de busca e apreensão, além de interditar nove empresas e bloquear mais de R$ 2 bilhões em ativos financeiros.

Foto: Reprodução/Redes SociaisAngélica Florinda Pacheco Barbosa de Sousa e seu pai, Josimar Barbosa de Sousa

Além do pai e filha, a operação também prendeu o companheiro da vereadora Tatiana Medeiros (PSB). Segundo a investigação, a principal empresa envolvida é a Barão Veículos, pertencente a Josimar, que é apontada como responsável por movimentar milhões de reais em dinheiro ilícito.

De acordo com o delegado Samuel Silveira, o esquema envolvia a utilização de empresas familiares para lavar dinheiro proveniente do tráfico de drogas operado pela facção Bonde dos 40. As empresas eram registradas em nome da esposa e dos filhos de Josimar, enquanto ele gerenciava as operações por meio de procurações. “Essas empresas recebiam dinheiro oriundo de atividades ilícitas e o reinvestiam no mercado legal, especialmente no setor de veículos”, explicou o delegado.

A investigação revelou que, nos últimos cinco anos, a Barão Veículos movimentou cerca de R$ 600 milhões, valores considerados atípicos pelo Banco Central e que levantaram suspeitas ao circular pelo sistema financeiro. Além do comércio de veículos, o esquema também incluía empresas de locação de veículos para ocultar e reinvestir os lucros do tráfico. A Operação 64 agora busca mapear a extensão da rede de lavagem de dinheiro e identificar outros envolvidos no esquema.

fonte www.portalaz.com.br