O promotor de Justiça Rômulo Cordão participou, no último sábado (20), do 2º Simpósio Maçônico de Campo Maior, realizado no Auditório das Artes do Centro Operário do município, que teve como tema “Segurança Pública”.

Durante o simpósio, os palestrantes abordaram questões relacionadas à segurança pública e às ações do poder público estadual, incluindo estratégias para melhorar a segurança nas comunidades, o papel das forças de segurança e a importância da participação cidadã na prevenção de crimes.

O representante do MPPI destacou algumas inovações na política pública de segurança, como o incentivo do Ministério da Justiça e da Secretaria Nacional de Segurança Pública à integração entre as forças policiais. Ressaltou que o Piauí foi pioneiro ao criar a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado, inicialmente em Parnaíba, reunindo Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Penal, além da participação do Ministério Público, com o objetivo de unir esforços principalmente no enfrentamento ao crime organizado na região.

“Antes víamos as polícias e instituições atuando de forma isolada, em compartimentos estanques, sem comunicação. Nessa nova dinâmica, é imprescindível que haja diálogo e troca de conhecimentos entre as instituições para que o combate ao crime organizado seja realmente eficiente e contribua para o fortalecimento da segurança pública brasileira”, explicou o promotor Rômulo Cordão.

O evento foi aberto ao público e contou com a participação do coronel da Polícia Militar James Sean, do delegado da Polícia Civil Matheus Zanatta e do diretor da Penitenciária Regional de Campo Maior, policial penal Hermogem Paz, além do representante do MPPI.