quarta-feira, 1 de outubro de 2025

Produtividade: 2ª Vara da Comarca de Barras realiza mais de mil julgamentos em 30 dias

 A 2ª Vara da Comarca de Barras alcançou um marco expressivo no mês de setembro de 2025, com a prolação de 1.076 sentenças ao longo do período, conforme dados extraídos do sistema Datacor.

 

Para conseguir alcançar esse número, o juiz Markus Calado, montou um plano de gestão com metas bem claras ao assumir a unidade em maio deste ano. Entre as diretrizes do plano estavam: sair do vermelho nos indicadores do Painel de Correição, reduzir substancialmente a quantidade de processos paralisados há mais de 100 dias e alcançar um Selo em 6 meses de atuação.

 

 

 

“Em maio de 2025, eram mais de 2.500 processos conclusos há mais de 100 dias Alguns, há mais de um ano sem movimentação. Hoje, são, 876, o que ainda é alto, mas a meta é zerar até o final do ano”, explica o Juiz.

 

Em cinco meses de atuação, a unidade registrou um crescimento de 40% no Índice de Produtividade dos Juízos (IPJ), que passou de 33,66% para 77,12%, contribuindo para a elevação da 2ª Vara da posição 108ª para posição 69ª no Painel de Correição e fez a Vara alcançar o Selo Níquel.

 

(Painel de Correição: maio/2025)

 

 

(Painel de Correição: setembro/2025)

 

 

O magistrado, Markus Calado, destacou ainda que os resultados alcançados são fruto do esforço coletivo da equipe da unidade, da adoção de estratégias de gestão voltadas à eficiência e ao atendimento humanizado e o papel fundamental desempenhado pelo gabinete remoto.

 

“Temos buscado atuar com foco na produtividade sem abrir mão da qualidade das decisões e do respeito aos princípios processuais. A atuação conjunta da equipe tem sido essencial para os resultados que estamos alcançando. Destaco, ainda, a importância do gabinete remoto, cuja atuação tem permitido manter o ritmo da unidade e ampliar a capacidade de resposta aos jurisdicionados”, afirmou o juiz Markus Calado.


fonte www.tjpi.jus.br