quarta-feira, 1 de outubro de 2025

Festa da Mãe de Deus celebra 19ª edição em Teresina

 Com peregrinação pelas paróquias e missa solene no dia 12, evento da Arquidiocese mobiliza fiéis em sintonia com o Jubileu da Esperança.

A Arquidiocese de Teresina realiza, em outubro, a 19ª edição da tradicional Festa da Mãe de Deus, um dos eventos religiosos mais aguardados da capital piauiense. Este ano, a celebração tem como tema “Com a Mãe Aparecida, caminhamos à luz da esperança”, em sintonia com o Ano Santo Jubilar 2025, e contará com uma programação especial que une peregrinação, devoção e missa campal.

Foto: ReproduçãoFesta da Mãe de Deus

As atividades tiveram início no dia 1º de outubro, com a peregrinação da imagem de Nossa Senhora Aparecida pelas paróquias da cidade, estendendo-se até o dia 11. Segundo o coordenador da iniciativa, Vitor Lopes, a experiência é marcada pela emoção e pela fé da comunidade. “Cada chegada é um momento de forte espiritualidade. Muitos fiéis choram, fazem testemunhos e demonstram a força da devoção mariana”, destacou.

Foto: ReproduçãoFesta da Mãe de Deus

O ponto alto será no dia 12 de outubro, com concentração às 6h30 no adro da Igreja São Benedito. Às 7h, os fiéis seguem em procissão até a Catedral Nossa Senhora das Dores, onde será celebrada a Santa Missa presidida por Dom Juarez Marques, às 7h30. O responsável pela infraestrutura do evento, Fernando Alencar, reforça a expectativa positiva: “Tudo é preparado com dedicação e carinho para acolher bem os participantes”, disse.

Além da programação litúrgica, a festa também conta com a venda de camisas oficiais, que este ano chegam em tom azul petróleo e trazem uma estampa alusiva ao encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida pelos pescadores. As peças custam R$ 30,00 e estão disponíveis no Centro Pastoral Paulo VI, de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia. No sábado, dia 11, haverá atendimento especial até as 17h, e no dia 12, camisas também serão ofertadas antes da celebração.

Para o coordenador da Festa, padre Geneilson Bezerra, a ocasião é um convite à comunhão: “Queremos caminhar juntos com Maria, aprendendo dela a confiar, a esperar e a seguir adiante com o olhar firme em Cristo”, ressaltou.

Programação da peregrinação da imagem de Nossa Senhora Aparecida:

01/10 – Comunidade Nossa Senhora Aparecida (Parque Piauí) – Paróquia São João Evangelista e São João Batista

02/10 – Capela Nossa Senhora das Graças (HGV)

03/10 – Paróquia Nossa Senhora das Graças (Capelinha de Palha)

04/10 – Comunidade Santa Clara (Real Copagre) – Paróquia Imaculada Conceição

05/10 – Paróquia São Raimundo Nonato (Piçarra)

06/10 – Paróquia Nossa Senhora das Graças (Buenos Aires)

07/10 – Paróquia São José Operário (Vila Operária)

08/10 – Paróquia Cristo Libertador (Renascença 2)

09/10 – Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus (Dirceu 2)

10/10 – Comunidade Nossa Senhora da Guia (Beira Rio) – Paróquia Imaculada Conceição

11/10 – Residência Episcopal

Programação Solene no dia 12 de outubro:

6h30 – Concentração no adro da Igreja São Benedito

7h – Procissão até a Catedral Nossa Senhora das Dores

7h30 – Santa Missa presidida por Dom Juarez Marques


Fonte: www.portalaz.com.br/Arquidiocése de Teresina