Prefeitura vai reabrir Restaurante Popular na próxima terça (01)
A Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (SEMTCAS), realiza a reabertura do Restaurante Popular de Teresina. O local foi ampliado, melhorado e reequipado para atender a demanda adequadamente e fortalecer a rede de proteção alimentar em áreas de grande circulação de pessoas que realizam refeições fora de casa. O evento acontece na próxima terça-feira, 01, a partir das 12h.
O Restaurante Popular será administrado pela Fazenda da Paz, unidade conveniada a Prefeitura de Teresina por meio da SEMTCAS e que faz um trabalho com dependentes químicos. Suas ações estão articuladas e integradas à rede Socioassistencial do município, tais como o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), Unidades de Atendimento Intergeracional (NAI) e demais unidades municipais de atendimento à população.
O local onde irá funcionar o Restaurante passou por uma modernização dotando-o de equipamentos e materiais adequados que possibilitem a melhoria da qualidade e ampliação da quantidade de refeições produzidas, assegurando uma alimentação saudável à população vulnerabilizada integrada de forma eficiente às políticas públicas de segurança alimentar e nutricional do município.
O Restaurante fica localizado no segundo piso do Mercado Central São José, no Centro da capital, possui uma área total de 1.146 metros quadrados com amplo refeitório composto por 55 mesas, com a capacidade de receber 286 pessoas, simultaneamente. A cozinha do local conta com um fogão e caldeirão industrial, três câmaras frigoríficas e as outras duas para frutas e verduras, dentre outras salas.
“A compra de novos equipamentos se fez necessária para inovar e ampliar os cardápios, apresentando assim uma quantidade mais variada de pratos saudáveis, e com isso, continuar fidelizando a clientela”, esclareceu a nutricionista e responsável técnica pelo Restaurante, Ana Diva Macêdo .
O fornecimento das refeições inicia a partir das 11h e se estende até o término da cota diária, que é de 1.000 refeições, podendo ir até as 14h, que é o término do prazo de distribuição. A partir da reforma 5% das refeições diárias serão destinadas gratuitamente às pessoas cadastradas no Programa Bolsa Família, aos outros beneficiários do local será cobrada uma taxa de R$2,00 por alimentação.
A equipe de trabalho do restaurante será formada por uma nutricionista, uma caixa, um administrador, dois cozinheiros, dois auxiliares de cozinha, um magarefe e nove serviços gerais, totalizando 17 pessoas. Os profissionais do local passaram por uma capacitação, e devem atender os requisitos necessários de capacidade técnica e gerencial para execução do objeto proposto, tendo experiência no desenvolvimento das atividades que serão requeridas para a execução do objeto da proposta de reforma.
O local também irá funcionar como um Restaurante Escola no turno da tarde disponibilizando cursos de auxiliar de cozinha industrial e cozinheiro industrial, sendo 20 vagas inicialmente, e logo após o término da primeira turma serão disponibilizados o total de 40 vagas, 20 para os internos da Fazenda da Paz e 20 para beneficiários do Programa Bolsa Família. Os cursos na área de alimentação objetivam a reinserção das pessoas em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho. A ação é uma oportunidade para ressaltar o trabalho voltado à alimentação, já que o mercado está carente de profissionais nessa área. A primeira etapa dos cursos acontece a partir da reinauguração.