quinta-feira, 24 de julho de 2014

Operação Blitz é lançada para reforçar o policiamento em Teresina


Operação Blitz é lançada para reforçar o policiamento em Teresina

O foco da operação vai ser nas regiões Sul e Sudeste.

Na manhã de hoje (24), o Comando de Policiamento da Capital lançou a Operação Blitz para fiscalizar as entradas e saídas dos bairros de Teresina realizando blitze de trânsito. A operação vai aliar o policiamento de trânsito com o policiamento civil para criar um policiamento mais ostensivo com o objetivo de combater o tráfico de drogas e retirar de circulação arma que estão em poder de criminosos.
Os 56 policiais militares escalados para a operação vão realizar abordagem de trânsito, montando guarnições e parando veículos. Para isso, eles receberam treinamento e estarão aptos a emitir multas e apreender veículos e documentações irregulares.
O foco do policiamento vai ser na região sudeste, principalmente na área do Grande Dirceu e na zona Sul, na região do Promorar. A operação vai funcionar como um diálogo entre os comandos dos Batalhões da cidade, um Batalhão fornecendo reforço para o outro mais próximo.
Por exemplo, o 8º BPM atende a região do Dirceu e, nos dias da Operação Blitz, o 6º BPM, que fica próximo, vai fornecer reforço. Assim como vai acontecer no 9° BPM. Este atende a zona Norte e vai receber apoio do 13º BPM.
A operação vai acontecer, geralmente, na última semana de cada mês.
Além da Operação Blitz, a PM ressalta que ainda estão em execução outras ações de combate à criminalidade no Estado. São algumas delas:
Operações volantes
Acontecem como uma colaboração mútua do comando de policiamento da capital com o comando de policiamento do interior. Essas operações atuam, principalmente, nas cidades onde há maior demanda de policiamento como Piripiri, Picos, Parnaíba e Floriano. Em Parnaíba, a Polícia Militar atua com o auxilio da Companhia Independente de Policiamento de Turismo (Ciptur).
As operações visam auxiliar nos crimes contra as agências bancárias e correios do Interior. Segundo o coronel Renato, há uma deficiência na segurança desses locais no interior, pois há pouca vigilância privada e o efetivo policial dessas cidades é inferior em relação a Capital. “Esse tipo de colaboração se faz necessária, porque os criminosos estão migrando da Capital para o Interior por conta do aumento do policiamento em Teresina”, avalia o Coronel. 
Ele comenta ainda que os fóruns das cidades do interior são bastante atrativos para os criminosos por conta das falhas na segurança que facilitam roubos e arrombamentos. E são nestes locais onde se guardam as armas apreendidas em operações policiais.
Operação Mercúrio
Essa operação é realizada com base na demanda da população. A Policia Militar procura ouvir o que as pessoas dos bairros têm a dizer sobre a segurança da área e traça planos de ação com base nessas declarações.
Também é montadas guarnições no Centro para poder fazer a fiscalização efetiva nesse local. Essa operação é coordenada pelo Coronel Raimundo Rodrigues e pelo movimento efetivo do Ronda Cidadão. 
fonte portal o dia