quinta-feira, 24 de julho de 2014

Polícia Militar recebeu quase 6 mil trotes nos seis primeiros meses de 2014


Polícia Militar recebeu quase 6 mil trotes nos seis primeiros meses de 2014

Comando divulgou o balanço das ações realizadas este ano em Teresina

A Polícia Militar do Piauí recebeu 5.820 trotes apenas nos primeiros seis meses do ano, uma média de 970 por mês e 23 por dia. O telefone de emergência 190 é onde mais se registra esse tipo de ocorrência. Os dados foram divulgados pelo comando da PM que fez um balanço geral das ações realizadas em 2014 em Teresina.
A ação atrapalha o trabalho dos policiais, que muitas vezes perdem tempo se deslocando até uma suposta ocorrência. Segundo o tenente-coronel Renato Alves, da assessoria da PM, a quantidade de policiais em atividade no Estado já não atende mais à demanda crescente. O efetivo piauiense é de cerca de 6.000 homens, mas o ideal previsto em lei é 11.000 homens para atender a um Estado da Federação.
Fotos: Jailson Soares/ODIA
“A quantidade é inferior e os cerca de 400 policiais que entram na Corporação pelos concursos não suprem a demanda daqueles que saem todos os anos. Nós temos um efetivo que era considerado o ideal nos anos 90, quando a criminalidade era bem menor em todo o Estado”, diz o coronel.
Uma das alternativas para o pouco efetivo, segundo o coronel, é a ação em conjunto que a PM vem realizando no Estado. De acordo com ele, os batalhões de Teresina têm atuado auxiliando o policiamento do interior nas cidades próximas como Piripiri, Floriano, Parnaíba e Picos.  “Nós percebemos que os criminosos estão migrando da capital para o interior, e, para combater isso, estamos montando as operações volantes que acontecem entre o Comando de Policiamento da Capital (CPC) e o Comando de Policiamento do Interior (CPI)”.
Comando divulgou o balanço das ações realizadas este ano em Teresina
Segundo os números divulgados, 12 armas foram retiradas de circulação só nos últimos seis dias na capital.  Apenas o Batalhão de Policiamento Comunitário (BPC) apreendeu 57 armas de fogo e recolheu 58 veículos roubados em Teresina nos seis primeiros meses do ano.
Com relação às drogas, em janeiro, foram apreendidas 127 trouxas de maconha e 44 pedras de crack. Em fevereiro, esse número caiu para 60 trouxas de maconha e 30 de crack. As maiores apreensões aconteceram em maio: 187 trouxas de maconha, um tablete de maconha prensada e dois tabletes de crack prensados e prontos para o consumo.
“Você percebe que o mês de maio foi o mais trabalhoso para nós. Houve uma subida brusca da quantidade de apreensões logo após o registro de uma queda. Isso é preocupante e nós estamos colocando todo o efetivo nas ruas para garantir que o direito à segurança das pessoas seja preservado, já que as drogas são o principal impulsor do crime”, diz o tenente-coronel Renato Alves, da assessoria da PM.
Na manhã de hoje, foi lançada a Operação Blitz para o policiamento no trânsito que funciona com uma colaboração mútua dos BPM’s da capital para combater o tráfico e retirar de circulação armas nas mãos de criminosos.
Ontem (23) a polícia deu início á Operação Ressurreição para combater os crimes na zona Sudeste de Teresina em face do aumento no número de homicídios registrados na região nos últimos dias. 
fonte portal o dia