Caminhões de construtora são flagrados captando água ilegalmente
Caminhões de uma construtora foram flagrados por imagens de um celular recolhendo água de um riacho de forma ilegal na zona Leste de Teresina. A água corta uma área residencial e em plena luz do dia os trabalhadores enchem até caminhões pipa no local. O trabalho é demorado e somente no veículo flagrado, são armazenados aproximadamente 25 mil litros de água, usados em obras de um residencial.
As imagens mostram que a prática é muito comum e acontece em plena avenida todos os dias. O secretário de Meio Ambiente, Cleto Barata afirmou que a prática é ilegal e que as empresas serão identificadas e autuadas pela exploração dos recursos hídricos.
"Estamos elaborando uma estratégia para que estas empresas sejam notificadas e vamos autuar de acordo com a lei", explicou o gestor.
A coronel Júlia Beatriz, comandante da Polícia Ambiental também esteve em outro trecho do riacho, onde há uso ilegal da água e alertou para a necessidade de se preservar o local. Segundo o coronel a lei proíbe a exploração de bens públicos.
"Há a possibilidade de irregularidades de acordo com a lei. A relação é exatamente de preservação. A orientação é que a empresa ou mantenha um poço ou utilize a água da Agespisa. A exploração só vai destruir um bem público", concluiu a policial.