Surto de catapora assusta piauienses; duas mortes já foram registradas em hospital de Teresina
Médica explica que números estão aumentando em todo o país
Uma criança em óbito, outra com morte cerebral por “catapora”. Os casos fatais da doença foram registrados em um mês, no Hospital de Doenças Tropicais Natan Portela, em Teresina. Uma das crianças era do Maranhão, a outra do bairro Pedra Mole, na capital do Piauí.
A médica Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS), disse, ao Portal, que o surto de varicela (popularmente chamada de catapora) não é somente em Teresina. “Os números vem aumentando em todo o mundo, no Brasil, no Piauí e em Teresina”, alerta Amariles Borba.
Somente em Teresina, de janeiro desse ano até essa terça-feira (19), ao meio-dia, haviam sido registrados 494 casos. "Mas, a catapora é uma doença, cuja notificação não é obrigatória. Significa que nem todos os casos são informados", disse Doutora Amariles Borba.
A varicela é uma doença de transmissão por via aérea que se transmite facilmente através da tosse e espirros da pessoa infetada. É contagiosa desde um a dois dias antes do aparecimento das manchas na pele até que todas as lesões tenham cicatrizado. Pode também ser transmitida através do contacto com as bolhas.
A doença tem vacina preventiva, foi erradicada, mas ultimamente vem aparecendo em adultos e crianças.
Os óbitos que foram registrados nos últimos 30 dias no Natan Portela, uma menina de 12 anos, do Maranhão, permaneceu internada por vários dias. Ela estava com bolhas até na garganta. Não resistiu.
Outra menina, de 9 anos de idade, do bairro Pedra Mole, se encontra com morte cerebral. Os profissionais do hospital fizeram de tudo para salvar as crianças.
fonte www.portalaz.com.br