Policiais Militares receberam das mãos do governador Wellington Dias a Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí na noite de ontem, 18, na cidade de Parnaíba. A solenidade, que ocorreu na Associação Comercial e Industrial de Parnaíba (ACPAR), situada no Porto das Barcas, é um dos eventos que marcam as comemorações do Dia do Piauí, celebrado nesta quarta-feira (19), data que marca os 194 anos da adesão do Estado à independência do Brasil.
“É um prazer homenagear aqui policiais que se destacam no trabalho na atividade que faz, seja nas atividades próprias, como no seu conhecimento e o uso desse conhecimento a serviço da comunidade. Então parabéns aos policiais militares da nossa Parnaíba e do Piauí”, frisou o governador do Estado sobre as comendas dadas aos policiais. Além do governador, a cerimônia contou com a presença do comandante Geral da PMPI Coronel Carlos Augusto, bem como de outras autoridades do Estado, deputados, prefeitos e homenageados. Ao todo, 22 pessoas receberam a condecoração, dentre elas o Capitão Bernardo, o Capitão Helton, o aluno do Curso de Formação de Sargentos(CFS) J. Martins e o Soldado Santiago, que receberam a medalha no grau de Cavaleiro e são todos pertencentes ao quadro da Polícia Militar do Piauí.
Segundo o Comandante Geral Coronel Carlos Augusto, é uma honra participar de tal solenidade. “Nós temos a oportunidade, aqui na cidade de Parnaíba, de homenagear todas as praças da Polícia Militar nas pessoas do Soldado Santiago e do Sargento J. Martins. Acredito que eles representam muito bem a história de luta dos homens e mulheres que fazem parte da Polícia Militar e também do nosso Estado, já que, nessa data de hoje de Independência do Piauí, nós comemoramos exatamente isso: um dia de vitória para o Piauí e o Brasil”, afirma.
Para o Aluno CFS J. Martins, a honraria foi uma feliz surpresa e vem reconhecer o período de 30 anos e 3 meses de carreira na PMPI, o que demonstra valorização dos policiais mais experientes, “É um momento de alegria, nós não esperávamos por uma comenda tão importante, mas nós temos nos dedicado ao nosso trabalho que é de servir à população, de servir à nossa Polícia Militar com amor, com carinho e dedicação”.
O Soldado Santiago disse se sentir particularmente valorizado com a comenda, que veio como reconhecimento das inovações tecnológicas desenvolvidas por ele em sua unidadade, “Quando eu cheguei no 2º Batalhão , eu vi a necessidade de informatizar o batalhão na parte de documentação e também adotar uma ideia que já estava tendo na Polícia Civil de um aplicativo de denúncia, utilizando a plataforma Androide e os celulares. Então eu criei um para a Polícia Militar, mais especificamente para Parnaíba, e está sendo desenvolvida a análise das denúncias. Está funcionando há 6 meses na faixa de mais ou menos 100 denúncias por mês. O aplicativo se chama ‘DEN2BPM’.”
A Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí é o reconhecimento dado à homens e mulheres que contribuíram e contribuem para o progresso do Estado. A comenda foi criada em 1975 pelos intelectuais Armando Madeira Bastos e Arimathéa Tito Filho, que tiveram grande destaque na educação e cultura piauiense.
Dando continuidade às cerimônias alusivas ao dia do Piauí, na manhã desta quarta-feira, 19, a Polícia Militar do Piauí realizou solenidade cívico-militar na Praça da Graça, localizada no centro da cidade de Parnaíba. O evento teve início com o hasteamento das bandeiras nacional, do Piauí e de Parnaíba, seguida do desfile dos Policiais Militares do 2º Batalhão, Marinha, Exército, grupos de escoteiros e estudantes.
Texto e imagens: Aluna CFC Larissa