sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Promotora de Justiça critica segurança nas escolas durante audiência pública

Promotora de Justiça critica segurança nas escolas durante audiência pública

Planário da câmara municipal de Teresina, lotado com estudantes.

“A violência nas escolas influencia aprendizagem e formação cidadã”, disse a promotora Flávia Gomes Cordeiro, coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Educação e Cidadania (Caodec), durante audiência pública realizada nesta quinta-feira (28), na Câmara Municipal de Teresina.

Proposto pelo vereador Dudu, o debate abordou questões referentes à segurança nas escolas municipais de Teresina e envolveu representantes de diversas instituições responsáveis pela temática na capital.

“Não dá para oferecer educação de qualidade com um clima de insegurança. O entorno é um aspecto importante da busca por mais segurança nas escolas. A violência não fica de fora dos muros quando os portões são fechados. O Ministério Público, por meio do Caodec, desenvolve o projeto Queremos Paz, que tem sido uma experiência positiva de combate a violência nas escolas. Infelizmente, projetos dessa natureza não tem recebido a devida atenção dos gestores públicos para o seu desenvolvimento nesses espaços escolares. Essas ações, em nível macro, são estruturantes. As emergenciais devem ser apenas para casos que extrapolam”, diz a promotora.

Promotora Flávia Gomes fala em tribuna

Flávia Gomes destacou a importância do trabalho de prevenção como forma de restaurar a segurança pública e a paz social. “Nas escolas há inúmeros registros que mostram a dificuldade dos educadores em lidar com determinadas situações, evidenciando a desorientação dos profissionais da área de ensino sobre o assunto. O desenvolvimento de ações, a exemplo do Projeto Queremos Paz, em escolas, é uma medida urgente e necessária, destacou a coordenadora do Caodec.

Também participaram do encontro o vereador e presidente da CMT, Jeová Alencar; o secretário municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), Samuel Silveira; Isiane Alcântara, representante da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI); capitão Jansen Cerqueira, da Companhia de Policiamento Escolar; Gleison Henrique, representante do sindicato da Guarda Municipal de Teresina, dentre outros.

fonte http://www.mppi.mp.br

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI