quarta-feira, 1 de novembro de 2017

MPPI acompanha debate sobre direitos da mulher com deficiência

MPPI acompanha debate sobre direitos da mulher com deficiência

Pessoas sentadas em uma bancada olhando para a plateia

A promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e da Cidadania (CAODEC), Flávia Gomes, participou, nesta terça-feira (31), de audiência pública, na Câmara Municipal de Teresina (CMT), para debater a inclusão e assistência integral à saúde das mulheres com deficiência na campanha Outubro Rosa.
O tema da audiência pública foi proposto pelo vereador Valdemir Virgino (PRP). “Mulheres com deficiência enfrentam diversos problemas em nossa cidade. Temos que fazer valer o direito de igualdade para saúde de todas, por meio do resgate da cidadania e da busca de inclusão social”, destaca o parlamentar Valdemir Virgino.

Mulher falando atrás de uma bancada

Para a coordenadora do Caodec, Flávia Gomes, é papel do poder público ouvir as demandas e propor alternativas aos desafios que existem na promoção da integralidade e igualdade no atendimento das especificidades de cada cidadão. “Essa discussão é de extrema importância para refletir sobre como melhorar a realidade das mulheres com deficiência, que reclamam da invisibilidade na sociedade. Elas acabam enfrentando muitos preconceitos. Nessa audiência tivemos importantes encaminhamentos que podem resultar na melhora da qualidade dos serviços oferecidos para deficientes”, diz Flávia.
Como encaminhamento, o vereador Valdemir Virgino sugeriu projeto de lei para tornar 8 de outubro o Dia da Mulher com Deficiência. Foi sugerido também melhorias no transporte de deficientes, garantia dos direitos no acesso aos serviços de saúde.   

Mulher que é deficiente visual sentada falando com o microfone nas mãos

fonte http://www.mppi.mp.br

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI