segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Hilux de jornalista que furou barreira da Strans tem 61 multas e restrição judicial

Hilux de jornalista que furou barreira da Strans tem 61 multas e restrição judicial

Ele se defende fazendo apologia ao crime

O jornalista João Carvalho, da TV Meio Norte, que no final de semana furou uma barreira da Strans, em Teresina, só pagou o primeiro emplacamento da Hilux de placa OEI 8025, ainda no ano de 2013, e tem 61 notificações de multas no Piauí e Ceará, 17 delas já penalizadas. As informações do sistema do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran) indicam um débito de cerca de R$ 21.972,00 e existe restrição judicial contra o veículo.
João Carvalho
João Carvalho
Nesta segunda-feira (18/12), em sua defesa, falando na rádio Meio Norte 90,3 o jornalista incitou a população de Teresina a não parar nas barreiras da Strans, alegando que as blitzen são ilegais.
João Carvalho agride os agentes da Strans chegando a falar que o chefe da superintendencia de trânsito, o coronel Jaime, é um frustrado, mas não disse, na entrevista à rádio MN, que na hora do aperto, ele ligou para o próprio coronel pedindo que fosse liberado.
O coronel, ao ouvir sua entrevista, informou   que recebeu um telefonema na noite da operação em que o jornalista foi parado, de uma pessoa se dizendo chamar João Carvalho, informando que seu veículo estava apreendido, pedindo para ser liberado.
“Aqui na Strans não trabalhamos assim. Informei que todos os procedimentos legais seriam adotados”, disse Jaime Oliveira.
A Hillux que João Carvalho dirige está no nome de Josefa Vieira Lavor. O sistema do Detran aponta um débito de IPVA dos anos de 2014, 2015, 2016 e 2017. Como o débito prescreve em três anos, só deverão ser pagos de 2015 a 2017, o IPVA anterior já está prescrito.
A confusão envolvendo o jornalista já é objeto de Boletim de Ocorrência registrado na Delegacia do 3º DP, no bairro Vermelha. O coronel Jaime Oliveira fez a queixa, levando, inclusive, os cinco cones destruídos durante a fuga de João Carvalho.
A Strans quer que o jornalista pague pelos prejuizos e vai processá-lo por apologia ao crime.

João Carvalho diz que Blitz era ilegal e que comandante da operação é um "frustrado" 

O jornalista João Carvalho declarou nesta segunda-feira (18) que foi ilegal a abordagem feita pela Superintendência Municipal de Trânsito de Teresina (Strans) a qual ele foi submetido na noite de sábado (16). 
Durante sua participação na Rádio Meio Norte, João Carvalho afirmou que reconhece as irregularidades do veículo o qual dirigia e os erros que cometeu durante a abordagem. “Não rompi a blitz, prestei as informações, a policial me autuou, vou pagar as multas, mas não vou é ser marionete de uns caras que estão numa operação ilegal. Os policiais em nenhum momento interviram para eu sair com veículo. Eu sai porque a blitz era ilegal. Estava errado, mas não tenho vergonha do que aconteceu lá. Peço desculpas pelo transtorno para a população”, destacou.
Para ele, a fiscalização era ilegal porque não havia policiais na operação (os vídeos mostram policiais militares na blitzen).
“O policial militar foi falar comigo depois de meia hora que eu estava lá e chegaram para dar apoio. Não tinha policial participando da operação, não. Quem fez a abordagem, foram os guardas da Strans que estavam comandando com aquela tradicional gentileza, ainda mais comigo que conhecem como eu trato essa turma aqui. Os policiais em nenhum momento interviram para eu sair com veículo. Você não vai parar para uma blitz da Strans. Não pare, não. Numa blitz, quem pode pedir para parar é policial militar. Se o policial militar pedir parar, eu paro. Agora aquela fiscalização da Strans, era uma fiscalização passiva, eles não podem querer se apoderar do poder de polícia”, afirmou.
O jornalista ainda chamou o comandante da Strans, coronel Jaime, de frustrado por não ter sido nomeado comandante de uma das unidades de policiamento do Piauí. “O Coronel Jaime tem essa frustração, ele não foi comandante da Polícia Militar e quer transformar a Strans numa corporação militar. Não é coronel, o senhor pode fazer o que o senhor quiser, mas ali nunca será a polícia militar. O senhor quer botar uma tropa na rua, sem ter tropa”, disse.

Entenda o caso

O jornalista João Carvalho, da TV Meio Norte, com visível estado de embriaguez, furou o bloqueio da blitz da Superintendência Municipal de Trânsito de Teresina (Strans), na avenida Petrônio Portela, destruindo os cones usados pelos policiais, no sábado passado 
Abordado pelo PM do Rone para que atendesse à abordagem, ele chegou a ameaçar passar o carro por cima e foi embora, seu gesto revoltou outras pessoas que estavam paradas na blitz. Um motorista aparece no vídeo dizendo que também não iria obedecer já que Carvalho passou ileso, apesar de seu veículo registrar dezenas de multas. O motorista, não identificado, pegou sua chave e foi embora.
Jornalista João Carvalho
No local enquanto alguns filmagem, outros falavam na importância do jornalista João Carvalho e na desmoralização da polícia, da para ouvir policial pedindo para que Carvalho o obedecesse: “não retire seu veículo, senhor”, dizia um policial. Mas o jornalista chegou a falar até no nome do governador e se retirou ameaçando atropelar quem estivesse por perto.
O policial do Rone que estava a paisana, que aparece ao lado do carro de João Carvalho, na hora da brlitzen chama-se Jairo e, pelas imagens, havia saltado da própria hilux do jornalista. Ele estava tentando convencer João a não sair do local.
Há informações de que Jairo seria uma espécie de segurança particular do apresentador da televisão.
Abaixo um texto que circulou no WhatsApp:
“Meus amigos ontem aquele tal de João Carvalho da Meio Norte foi abordado na blitiz,não portava qualquer tipo de documentos pessoais nem do veiculo nada de documentos. Pessoal da Strans fizeram uma consulta o veiculo tava bastante atrasado, o cara parecia embriagado não saiu de dentro do carro pra nada, sempre ameaçando sair do corredor da Blitiz. Foi feito todo procedimentos legais. meus amigos esse cara ligou até pro SSP. Como não conseguiu a liberação, esse cara ligou esse veiculo e saiu em disparada queimando pneu e quebrado uns cinco cones,foi horrível,graças a Deus que não tinha ninguém próximo. O cara acabou com a Blitiz.”

fonte www.portalaz.com.br