quinta-feira, 21 de março de 2019

Diretora grava protesto contra lixo acumulado em escola pública

Diretora grava protesto contra lixo acumulado em escola pública

Desde o dia 1º de março, PMT realiza serviços de coleta apenas dos resíduos produzidos em âmbito domiciliar

“Hoje está com seis dias com esse lixo acumulado aqui, quando trabalhamos com saúde, com prevenção, com adolescentes. O que estamos ensinando aos nossos jovens? A acumular lixo na porta da escola?", questionou a diretora do Centro Estadual de Tempo Integral José Amável, professora Francisca Batista. Ela denuncia que não está havendo coleta de lixo no colégio localizado no bairro São Cristóvão, zona Leste de Teresina.
Por conta disso, o lixo estaria se acumulando e os resíduos estão sendo deixados em sacolas plásticas na porta da escola. Indignada com a situação, a diretora gravou um vídeo cobrando uma justificativa sobre o caso. 
“A pergunta é que queria fazer para o prefeito é se os 40 funcionários e as 370 famílias dessa escola estão excluídas de pagar imposto. Porque nós também estamos excluídos de receber os benefícios da prefeitura.”, criticou a diretora. 
Fachada do Centro Estadual de Tempo Integral José Amável (Foto: Reprodução)
"É capaz de recebermos uma multa porque estamos incomodando as famílias de nossa comunidade com o mal cheiro e com aquilo que pode transmitir doença para as famílias”, disse ainda Francisca na gravação.
Procurada pelo Portal AZ, a Prefeitura de Teresina explica que não é responsável pela paralisação da execução do serviço de coleta de lixo na escola: “A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), esclarece a partir de 1º de março, passou a realizar os serviços de coleta, transporte, tratamento e destinação final de resíduos apenas dos resíduos produzidos em âmbito domiciliar.
Em nota, o executivo municipal diz ainda que “em casos de resíduos extradomiciliares produzidos em estabelecimentos e órgãos públicos que não são municipais, os geradores devem buscar empresas privadas para a devida realização da coleta de resíduos.”
A prefeitura só se compromete agora pela coleta de resíduos domiciliares e de conservação urbana, e daqueles que sejam similares aos produzidos em domicílio e de quantidade menor a 60 quilos. 
Portal AZ também procurou esclarecimentos junto à Secretaria de Educação do Estado (Seduc), que garantiu que iniciará a coleta de lixo nas escolas da rede estadual de Teresina, incluindo a Unidade Escolar José Amável, nesta sexta-feira (22).

Assista ao vídeo abaixo:

Confira a nota da prefeitura municipal na íntegra:

A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), esclarece a partir de 1º de março, passou a realizar os serviços de coleta, transporte, tratamento e destinação final de resíduos apenas dos resíduos produzidos em âmbito domiciliar. Em casos de resíduos extradomiciliares produzidos em estabelecimentos e órgãos públicos que não são municipais, os geradores devem buscar empresas privadas para a devida realização da coleta de resíduos. Em casos de dúvidas, entrar em contato com a coordenação de limpeza pública da Semduh pelo 3221- 7050.

Confira a nota da Seduc:

A Secretaria de Estado da Educação informa que irá iniciar nesta sexta-feira (22) a coleta de lixo nas escolas da rede estadual de Teresina, incluindo a Unidade Escolar José Amável, visto que a Prefeitura não realizará o serviço.

fonte http://www.portalaz.com.br