quinta-feira, 16 de julho de 2020

CNPG aprova nota técnica proposta pelo GNDH, sobre a urgência de implementação de um FUNDEB permanente

Print de videoconferência

A procuradora-geral de Justiça do Estado do Piauí, Carmelina Moura, participou hoje (16) de reunião do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG). O encontro foi realizado de forma virtual, em decorrência das medidas de prevenção adotadas para contenção da covid-19. A sessão foi conduzida pelo presidente do colegiado, Fabiano Dallazen, chefe do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul.

 

Os membros do Conselho aprovaram uma nota pública, proposta e relatada pelo Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH), que é liderado pela PGJ do Piauí. A Comissão Permanente de Educação (COPEDUC), vinculada ao GNDH, promoveu profícuo estudo técnico acerca do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). A vigência da emenda constitucional que criou o instrumento se esgotará em 31 de dezembro deste ano. Como o Cogresso Nacional ainda não finalizou as discussões e a votação da Proposta de Emenda Constitucional que versa sobre o novo FUNDEB, o CNPG está se manifestando oficialmente, registrando que o FUNDEB constitui um avanço indiscutível nas políticas públicas voltadas ao financiamento da educação básica no Brasil, ao proporcionar a redução as desigualdades regionais e sociais no que toca a garantia do direito à educação.

 

Print de videoconferência

 

“O FUNDEB transformou-se na principal e mais significativa fonte de financiamento da educação básica pública, como também em um importante instrumento de equalização das oportunidades educacionais, sem o qual o custeio deste nível da educação ficará extremamente fragilizado, dificultando, ainda, a fiscalização do cumprimento do investimento mínimo em educação”, destacou Carmelina Moura, na apresentação da nota técnica.

 

O texto aprovado chama a atenção para a necessidade de urgência na apreciação e votação do tema. O CNPG posiciona-se pela instituição de um FUNDEB permanente, capaz de assegurar a justiça e a equidade federativa, o aumento da contribuição da União no financiamento da educação básica pública, a valorização dos profissionais do sistema público de ensino e o avanço contínuo no cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação 2014-2024, entre outros pontos.

 

A pauta da reunião do CNPG incluiu ainda deliberações sobre o acordo de não-persecução penal, nota técnica sobre júri e minuta de recomendação acerca da necessidade de preservação do sigilo das informações em procedimentos de interceptação telefônica, entre outros temas.

fonte www.mppi.mp.br

Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI