A coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA), Áurea Madruga, representou o Ministério Público Estadual, ontem, 08 de setembro, em reunião, com representantes de sindicatos de trabalhadores rurais e secretários municipais de meio ambiente de todo o estado para debater os procedimentos legais no licenciamento ambiental para o uso de queimadas controladas. A reunião foi promovida de forma virtual.

O encontro foi promovido pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Piauí (FETAG-PI) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR-PI).

Durante a sua fala na reunião, a promotora de Justiça Áurea Madruga apresentou as ações que estão sendo executadas pelo CAOMA/MPPI na prevenção e combate às queimadas e incêndios ilegais. Na oportunidade, ela falou sobre a revitalização do formulário virtual Linha Verde e os materiais gráficos e audiovisuais elaborados para a campanha do projeto Corta-Fogo. Nesse último foram elaborados um Manual de Atuação Ministerial – Queimadas e Incêndios Florestais (segunda edição), em formato digital (PDF), uma Cartilha Educativa sobre Queimadas e Incêndios Florestais, em formato digital (PDF), Spot (áudio) e vídeo educativos sobre o uso do fogo e Cartaz (banner).

A reunião teve a participação de mais de 70 pessoas entre secretários municipais de agricultura e meio ambiente e presidente de sindicatos de trabalhadores rurais de todo o estado.

Com informações da FETAG-PI