A 38ª Promotoria de Justiça de Teresina realizou audiência, na manhã desta quinta-feira, 09 de setembro, com o reitor da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, Evandro Alberto, para tratar das ações estão sendo efetuadas a fim de sanar a falta de professores e preceptores no curso de Medicina da instituição de ensino superior.

Em maio deste ano, a 38ª PJ expediu a Recomendação nº 13/2021 destinada ao chefe da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) orientando-o a adotar as providências necessárias à contratação de preceptores do internato e de professores para suprir as lacunas existentes no prazo máximo de 60 dias, promovendo articulação interinstitucional de ordem técnica e financeira oportuna.

Após a recomendação, a UESPI encaminhou ofício informando o cronograma para regularização da situação, informando que o processo de contratação de professores provisórios está em curso com previsão de publicação da homologação do resultado final do processo seletivo no dia 14/10/2021.

Sobre o processo de contratação dos preceptores, o representante da UESPI esclareceu que a seleção desses profissionais se dará mediante a execução do acordo de cooperação técnica firmado entre a UESPI e a SESAPI, celebrado em 25 de agosto. Os encaminhamentos necessários ao lançamento do edital para contratação desses preceptores já estão sendo providenciados. Na última segunda-feira, 06 de setembro, foi constituída a comissão central que será responsável pela coordenação do processo seletivo. A previsão de homologação do resultado final é 19 de outubro deste ano.

Na audiência, o reitor da UESPI solicitou a prorrogação do prazo estipulado na Recomendação nº 13/2021 por mais 45 dias, no que foi atendido, contando-se a partir de hoje. Foi informado, ainda, que o Ministério Público acompanhará as medidas no sentido da implementação do quadro de professores e preceptores do curso de Medicina da UESPI.