Hoje(9), representando o Ministério Público do Estado do Piauí(MPPI), a promotora de Justiça Flávia Gomes Cordeiro dialogou com integrantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, seccional Piauí(Undime-PI), sobre Educação Inclusiva, durante o evento “Diálogos pela educação municipal”, realizado no auditório da Associação Piauiense de Municípios (APPM). Nesta quinta-feira, o Piauí celebra o Dia Estadual da Pessoa Com Deficiência.
Organizado pela Undime-PI, o evento reuniu mais de 200 profissionais da área da educação. Entre eles, estavam: dirigentes municipais, técnicos das secretarias municipais de educação, coordenadores operacionais da busca ativa escolar e coordenadores pedagógicos. Flávia Gomes também coordena o órgão auxiliar do MPPI, o Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania (CAODEC). Em sua apresentação, ela abordou o tema “O espaço da escola na perspectiva da educação inclusiva”. Ainda no primeiro dia do evento, foram realizadas mais 7 palestras.
“Este evento, foi feliz, desde o título, porque em épocas de extremismo, em épocas que as pessoas pouco conversam, falar de diálogo, da necessidade de conversar, de estar com o outro, de estar com o diferente, isso é produto do diálogo na escola. A escola inclusiva e a escola da democracia, ela também é uma escola que vai atrás dos seus alunos, portanto, realiza a busca ativa, um dos temas abordados hoje. A concepção da escola, como direito de todos, mas dever de todos também. Família, estado e sociedade. Hoje, aprendi com quem está no chão da escola, falamos do Direito e ouvimos da experiência, que é realmente onde se faz a educação”, disse Flávia Gomes.
Durante o evento, foram distribuídas as cartilhas “Declaração Universal dos Direitos Humanos Para Crianças” e “Educação Inclusiva”, produzidas pelo MPPI. A servidora ministerial Liana Carvalho, integrante da equipe do Caodec, também colaborou com o evento ao compartilhar relatos da própria trajetória educacional, enquanto pessoa com deficiência visual.
Flávia Gomes apresentou ainda aos participantes o projeto ministerial “Na Escola Cabem Todos”, que objetiva fomentar nos municípios piauienses a elaboração de planos de educação inclusiva e criação de Comitês de Defesa da Educação.
O diálogo foi marcada por pronunciamentos de representantes de diversas instituições e órgãos que atuam na educação piauiense. Entre eles, a presidente da Undime-PI, Erika Graziele; o superintendente de Ensino da Secretaria Estadual de Educação(Seduc-PI), Carlos Alberto Pereira; o presidente da APPM, Paulo Cesar e o coordenador de projetos da Undime Nacional, Vilmar Klemann. Com ampla programação, o evento segue nesta sexta-feira(10), pela manhã.
fonte www.mppi.mp.br
Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI