O setor da Qualidade do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) apreendeu mais de 30 rolos de fios e cabos elétricos irregulares em Teresina. A fiscalização faz parte da operação "Energia Segura" desencadeada nesta semana pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em parceria com os órgãos delegados de cada estado.
Ao todo, dez estabelecimentos comerciais especializados na venda de fios e cabos elétricos foram vistoriados e sete receberam auto de infração na capital. A Operação Energia Segura iniciou em Teresina e será estendida para diversos municípios do interior do Piauí, a partir desta terça-feira (11).
De acordo com o coordenador do setor da Qualidade do Imepi e responsável pela operação no Piauí, Aquiles Neto, o estabelecimento notificado e o fabricante estão sujeitos a multas que podem chegar a R$ 1,5 milhão. "De dez lojas visitadas em Teresina encontramos irregularidades em sete empresas, um índice considerado alto. Agora vamos nos deslocar para o interior do estado com o intuito de intensificar o número de apreensões na área de fios e cabos elétricos", ressalta.
A diretora geral do Imepi, Patrícia Leal, alerta sobre os perigos ao adquirir um fio considerado irregular para sua residência ou estabelecimento comercial. "Além do prejuízo financeiro na conta de energia, o consumidor corre sérios riscos. Um fio irregular pode superaquecer e causar um curto-circuito. Por isso, temos aumentado o número de fiscalizações nesse contexto e sempre alertamos ao consumidor que fique atento na hora da compra. Se o fio estiver abaixo do preço de mercado ou se for muito leve, recomendamos alerta em relação ao produto", explica.
Para encaminhar denúncias ao Imepi, a população em geral pode entrar em contato por meio do WhatsApp da ouvidoria do órgão (86) 99456-1921. A operação "Energia Segura" segue em todo o Brasil até sexta-feira (14).