Na tarde desta quarta-feira (20), a promotora de Justiça Áurea Madruga, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (Caoma), ministrou palestrante no 4º Congresso das Cidades do Piauí. Representando o Ministério Público do Estado, ela abordou o tema “Como as cidades piauienses podem se tornar inteligentes frente aos desafios ambientais”.

Durante sua fala, Áurea Madruga explicou que uma cidade inteligente é aquela que observa a própria realidade e, a partir disso, promove mudanças que melhoram a vida da população. “Os gestores precisam olhar para a realidade dos seus municípios e realizar as transformações que os cidadãos esperam e desejam. Isso é ser inteligente: agir com consciência e responsabilidade diante dos desafios locais”, afirmou.

Como exemplo prático de mudança de realidade, a promotora apresentou os resultados do projeto Zero Lixões – Por um Piauí mais limpo, iniciativa do Ministério Público que atua na erradicação dos lixões a céu aberto no estado. Segundo ela, o projeto já conseguiu que 50 municípios piauienses encerrassem seus lixões e passassem a destinar os resíduos a aterros sanitários.

“Com o Zero Lixões, o MP tem mostrado que é possível erradicar os lixões e, ao mesmo tempo, promover o desenvolvimento econômico dos municípios. É uma mudança que impacta diretamente a saúde pública, o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas”, destacou Áurea.
fonte www.mppi.mp.br
Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI