O empresário Alandilson Cardoso Passos, namorado da vereadora de Teresina Tatiana Medeiros (PSB), foi transferido do Complexo Penitenciário Nelson Hungria, em Belo Horizonte (MG), para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Altos, no Piauí. A transferência ocorreu no sábado (11/10), e o detento deu entrada na nova unidade prisional durante a noite.
A decisão foi autorizada pela juíza Júnia Maria Feitosa Bezerra Fialho, da 1ª Zona Eleitoral de Teresina, que também responde pelo processo da 98ª Zona Eleitoral, responsável por apurar crimes eleitorais no estado.
Alandilson havia sido preso em um hotel da capital mineira, durante a Operação Denarc 64, deflagrada para desarticular uma organização criminosa especializada em lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas, com ramificações nos estados do Piauí e da Paraíba.
O empresário estava previsto para retornar a Teresina para participar de audiências de instrução e julgamento — uma na Justiça Estadual, marcada para 2 de outubro, e outras na Justiça Eleitoral, agendadas entre 15 e 17 deste mês. No entanto, ambas foram suspensas após a nulidade de provas que levou à libertação da vereadora Tatiana Medeiros, presa desde 3 de abril deste ano.
De acordo com a defesa de Alandilson, o Ministério Público Eleitoral entendeu que, neste momento, não é necessária a transferência dos custodiados para um presídio federal de segurança máxima, como havia sido determinado anteriormente. O órgão considerou que eventual pedido nesse sentido deve ser avaliado pelo Ministério Público do Piauí, dentro do processo que apura o crime de organização criminosa, no qual Alandilson é apontado como integrante e liderança do grupo criminoso Bonde dos 40.
A Justiça do Piauí já decretou três mandados de prisão contra o empresário. Em um deles, ele obteve liberdade, após a defesa comprovar que a Polícia Civil do Piauí apresentou um Relatório de Inteligência Financeira (RIF/Coaf) sem autorização judicial durante a fase de pré-inquérito.
Atualmente, Alandilson permanece preso para responder aos outros dois mandados ainda vigentes.
fonte 180graus.com